A criança na natureza no contexto da educação infantil

Autores

  • Mauricia Santos de Holanda Bezerra Professora de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10351

Resumo

O artigo apresenta um recorte de um estudo de mestrado que investigou os usos e os significados dados pelas crianças aos espaços de uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Para a realização da pesquisa tomamos a etnografia como metodologia e os instrumentos fotográficos e a construção de um diário de campo, para registros das ações e relações sociais das crianças. Nas análises, os modos como as crianças atuam no espaço da horta revelam as relações e sentidos que as crianças estabelecem com a natureza nos espaços da instituição educativa.

 

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Biografia do Autor

  • Mauricia Santos de Holanda Bezerra, Professora de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade (2003). É professora de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, atuou como assessora pedagógica na Diretoria de Educação Infantil em 2010, 2011 e 2020. Foi Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis na gestão 2015/2017, tendo sido presidente da Comissão de Educação Infantil e relatora da Resolução CME nº 01/2017. Exerceu o cargo de diretora, 2014 a 2019.

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

A criança na natureza no contexto da educação infantil. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(2), 503-513. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10351