A criança na natureza no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10351Resumo
O artigo apresenta um recorte de um estudo de mestrado que investigou os usos e os significados dados pelas crianças aos espaços de uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Para a realização da pesquisa tomamos a etnografia como metodologia e os instrumentos fotográficos e a construção de um diário de campo, para registros das ações e relações sociais das crianças. Nas análises, os modos como as crianças atuam no espaço da horta revelam as relações e sentidos que as crianças estabelecem com a natureza nos espaços da instituição educativa.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Kátia Adair. O espaço da creche: que lugar é este? Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003.
AGOSTINHO, Kátia Adair. Formas de participação das crianças na Educação Infantil. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal, 2010.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. A organização do ambiente. In: BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 119-135.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002, p. 20-28.
BRASIL. Critérios para um atendimento em creches e pré-escolas que respeite os direitos das crianças. 2 ed. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2009a.
BRASIL. Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. Vol.I e Vol.II. Brasília: MEC/COEDI, 1998.
BRASIL. Parâmetros Básicos de infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. 1 encarte. Brasília: MEC/SEB, 2006a.
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Vol. I e Vol.II. Brasília: MEC/SEB, 2006b.
BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2009b.
CERISARA, Ana Beatriz. Em Busca do Novo Ponto de Vista das Crianças nas Pesquisas Educacionais: Primeiras Aproximações. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. (Orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: ASA Editora, 2004. p. 35-54.
ESCOLANO, Agustín; FRAGO, Antonio Viñao. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga Neto. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
FLORA, Maristela Della. O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
FRANCISCO, Zenilda Ferreira de. “Zê, tá pertinho de ir pro parque?”: O tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2005.
LESSA, Juliana. O Espaço Alimentar e seu papel na Socialização da Infância: o caso de uma creche pública. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011.
LIMA, Mayumi Souza. A Cidade e a Criança. São Paulo: Nobel, 1989.
LIMA, Mayumi Souza. A criança e a percepção do espaço. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 31, p.73-80, 1979.
ROCHA. Eloísa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.) A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, p. 43-51, 2008.
SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Orgs.) Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 137-179
SIMÃO, Márcia Buss. Relações Sociais em um Contexto de Educação Infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
SIROTA, Régine. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 7-32, mar./2001.
TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. Texto elaborado por solicitação da Coordenação de Educação Infantil/COEDI/SEF/MEC. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6679-criancasdanatureza&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 25 jun. 2021.
TIRIBA, Léa. Crianças, natureza e Educação Infantil. In: XXIX REUNIÃO ANUAL DA ANPED, GT 7, Caxambu, 2006. [Anais...]. Rio de Janeiro, ANPED, 2006.
Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2304--Int.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
TIRIBA, Léa. Diálogos entre a arquitetura e a pedagogia: educação e vivência do espaço. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, n. 8, p. 37-47, jun./2008.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.