Estratégias didáticas ativas para a construção do conhecimento sobre animais da fauna urbana na educação ambiental

Autores

  • Daiana Kelly Lisboa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10360

Resumo

Há milhares de anos, os humanos estabelecem relações com animais de estimação e a fauna urbana. Considerando a relevância desta relação no contexto socioambiental, o objetivo desta pesquisa foi analisar a construção do conhecimento de estudantes sobre o respeito aos animais da fauna urbana, por meio de estratégias ativas de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Vitória da Conquista, BA. Participaram 35 estudantes do 4o e 5o anos. Foi possível constatar a construção de conhecimentos sobre o respeito aos animais, e que as estratégias desenvolvidas contribuíram para o ensino da posse responsável de animais de estimação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Kelly Lisboa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Daiana Kelly Moraes LisbôaLicenciada em Ciências Biológicas- UESBMestre em Ensino- PPGEn UESB

Gabriele Marisco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutoranda em Educação - UFBADoutorado em Biotecnologia De Recursos Naturais/RenorbioMestrado em Genética e Biologia Molecular/UESCDocente Titular A da Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaCampus Vitória da Conquista- BahiaDepartamento de Ciências NaturaisÁrea de Biologia geralOrientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEn (UESB)Orientadora de Doutorado da Rede do Nordeste de Ensino (RENOEN)Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias Ativas para o ensino de ciências e saúde Lab. Biologia Geral 3425 9332/ Lab. Microbiologia Aplicada 3425 9314orcid.org/0000-0002-8301-8673http://lattes.cnpq.br/8048040832721953

Referências

ALFFONSO, Carolina Moreira. Práticas inovadoras no ensino de ciências e biologia: diversidade na adversidade. Revista Formação e Prática Docente, Teresópolis, n. 2, p. 69-85, 2019.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Plátano Edições Técnicas: Lisboa, 2003.

BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; GODOY BRANCO, Alessandra Batista. A abordagem da educação ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, p. 185-203, 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5526

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 3ª versão revista. Brasília: MEC, 2017. 396 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 13 set. 2021.

BRASIL. Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999: dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 9 jun. 2020.

CAMPOS Luciana Maria Lunadi; BORTOLOTO, Tânia Mara; FELÍCIO, Ana Karina. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de ensino, São Paulo, v. 47, p. 47-60, 2003.

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental. Educar em revista, Curitiba, v. 22, n. 27, p. 17-35, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100003

CENSO PET: 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil. Instituto Pet Brasil, 2019 Disponível em:<http://institutopetbrasil.com/imprensa/censo-pet-1393-milhoes-de-animais-de-estimacao-no-brasil/. Acesso em: 5 maio 2020.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, 2013.

DARWIN, Charles; LORENZ, Konrad. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FARACO, Ceres Berger. Interação humano-animal. Ciência veterinária nos trópicos, Recife, v. 11, n. 1, p. 31-35, 2008.

GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, Recife, v. 1, n. 2, p. 1-27, 2013.

GONZAGA, Glaucia Ribeiro et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 17, n. 7, p. 1-12, 2017.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, São Luís de Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011.

MINEIRO, Márcia; D’ÁVILA, Cristina. Construindo pontes: a mediação didática lúdica no ensino superior. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 146-172, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6026

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem: volume 2. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999.

OSÓRIO, Andréa. Posse responsável: moral, ciência e educação ambiental em um grupo de protetores de gatos de rua. R@U-Revista de Antropologia Urbana, São Carlos, v. 3, n. 2, p. 51-75, 2011. DOI: https://doi.org/10.52426/rau.v3i2.56

PIEDADE, Hélia Maria. Caderno de educação ambiental: fauna urbana. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, n. 17, v. 1. 2013. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cea/2014/11/17-fauna-urbana-vol-1/. Acesso em: 13 set. 2021.

RAMOS, Elisabeth Christmann. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar em Revista, Curitiba, v. 17, n. 18, p. 201-218, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.240

SILVA, Ana Júlia et al. Abandono de cães na América Latina: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 34-41, 2013. DOI: https://doi.org/10.36440/recmvz.v11i2.16221

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Revista conceitos, Paraíba, v. 10, n. 55, p. 55-60, 2004.

TOMIO, Daniela et al. As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2013.

VALADARES, Jorge. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 36-57, 2011.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 26-44, 2018.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Lisboa, D. K., & Marisco, G. (2021). Estratégias didáticas ativas para a construção do conhecimento sobre animais da fauna urbana na educação ambiental. Eventos Pedagógicos, 12(2), 452–468. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10360

Edição

Seção

Seção Livre