Educação intercultural crítica e antirracista: concepções e práticas nas escolas da cidade de Sinop, Mato Grosso

Autores

  • Gabriela de Oliveira Melo Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10384

Resumo

O presente artigo buscou apresentar concepções e práticas de educação intercultural e antirracista da cidade de Sinop, Mato Grosso. Os autores que embasaram a pesquisa foram Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Darcy Ribeiro, Vera Maria Ferrão Candau e Ivanilde Guedes Mattos. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa, por meio de entrevistas realizadas no primeiro semestre de 2021 com professoras das seguintes instituições: Escola Estadual Edeli Mantovani, EMEB Rodrigo Damasceno e EMEB Armando Dias. Foi possível problematizar quais são concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas nessas escolas de Sinop, sobre os temas diversidade cultural, raça, racismo, discriminação e preconceito, e questionar se existe o atendimento ao que prescreve a legislação educacional sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Oliveira Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Melo, G. de O. (2021). Educação intercultural crítica e antirracista: concepções e práticas nas escolas da cidade de Sinop, Mato Grosso. Eventos Pedagógicos, 12(2), 331–340. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10384

Edição

Seção

Seção Artigos