Educação intercultural crítica e antirracista: concepções e práticas nas escolas da cidade de Sinop, Mato Grosso

Autores

  • Gabriela de Oliveira Melo Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10384

Resumo

O presente artigo buscou apresentar concepções e práticas de educação intercultural e antirracista da cidade de Sinop, Mato Grosso. Os autores que embasaram a pesquisa foram Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Darcy Ribeiro, Vera Maria Ferrão Candau e Ivanilde Guedes Mattos. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa, por meio de entrevistas realizadas no primeiro semestre de 2021 com professoras das seguintes instituições: Escola Estadual Edeli Mantovani, EMEB Rodrigo Damasceno e EMEB Armando Dias. Foi possível problematizar quais são concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas nessas escolas de Sinop, sobre os temas diversidade cultural, raça, racismo, discriminação e preconceito, e questionar se existe o atendimento ao que prescreve a legislação educacional sobre o tema.

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Biografia do Autor

  • Gabriela de Oliveira Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso Brasil.

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Educação intercultural crítica e antirracista: concepções e práticas nas escolas da cidade de Sinop, Mato Grosso. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(2), 331-340. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10384