Educação ambiental no ensino fundamental I: um estudo sobre a práxis escolar

Autores

  • Paulo Sergio Chiaranda Fundação Educacional Araçatuba (FEA). Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA).
  • Emiliana Cristina Rodrigues Nunes Prefeitura Municipal de Birigui. Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA).

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10358

Resumo

O presente artigo partiu de um recorte de um trabalho de conclusão do curso de pedagogia de 2013, da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA). A Educação Ambiental (EA) consiste na compreensão de conceitos e valores relacionados ao meio ambiente, abarca preservação e sustentabilidade. Neste sentido, a pesquisa objetiva propiciar a compreensão da realidade, promover ações para preservação da natureza e consumo consciente dos alunos do Ensino Fundamental. O procedimento metodológico contou com pesquisa de campo e pesquisa-ação, partindo das premissas definidas por René Barbier e Pedro Demo, no qual resultou no desenvolvimento positivo de uma horta orgânica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Chiaranda, Fundação Educacional Araçatuba (FEA). Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA).

Fundação Educacional Araçatuba (FEA). Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA). Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA). Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Emiliana Cristina Rodrigues Nunes, Prefeitura Municipal de Birigui. Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA).

Mestra em Políticas e Gestão da Educação (UFGD). Prefeitura Municipal de Birigui. Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA). Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Referências

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Ed. Plano. 2002.

BRASIL. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases de educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 mar. 2021.

CARSON, R. Primavera silenciosa. São Paulo: Melhoramentos, 1969.

DAMO, A. et al. Paulo Freire, um educador ambiental: apontamentos críticos sobre a Educação Ambiental a partir do pensamento freireano. DELOS: Desarrollo Local Sostenible, Málaga, v. 5, nº13, fev./2012. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/delos/13/dsmmc.html. Acesso em 24 out. 2021.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 8. ed. São Paulo: Editora Gaia, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Chiaranda, P. S., & Rodrigues Nunes, E. C. (2021). Educação ambiental no ensino fundamental I: um estudo sobre a práxis escolar. Eventos Pedagógicos, 12(2), 514–532. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10358

Edição

Seção

Seção Livre