Educação ambiental no ensino fundamental I: um estudo sobre a práxis escolar

Autores

  • Paulo Sergio Chiaranda Fundação Educacional Araçatuba (FEA). Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA).
  • Emiliana Cristina Rodrigues Nunes Prefeitura Municipal de Birigui. Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA).

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10358

Resumo

O presente artigo partiu de um recorte de um trabalho de conclusão do curso de pedagogia de 2013, da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA). A Educação Ambiental (EA) consiste na compreensão de conceitos e valores relacionados ao meio ambiente, abarca preservação e sustentabilidade. Neste sentido, a pesquisa objetiva propiciar a compreensão da realidade, promover ações para preservação da natureza e consumo consciente dos alunos do Ensino Fundamental. O procedimento metodológico contou com pesquisa de campo e pesquisa-ação, partindo das premissas definidas por René Barbier e Pedro Demo, no qual resultou no desenvolvimento positivo de uma horta orgânica.

 

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Biografia do Autor

  • Paulo Sergio Chiaranda, Fundação Educacional Araçatuba (FEA). Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA).
    Fundação Educacional Araçatuba (FEA). Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA). Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA). Araçatuba, São Paulo, Brasil.
  • Emiliana Cristina Rodrigues Nunes, Prefeitura Municipal de Birigui. Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA).
    Mestra em Políticas e Gestão da Educação (UFGD). Prefeitura Municipal de Birigui. Núcleo de Pesquisa em Educação (NuPeq) da Fundação Educacional Araçatuba (FAC FEA). Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Referências

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

Educação ambiental no ensino fundamental I: um estudo sobre a práxis escolar. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(2), 514-532. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10358