A função social da escola: um estudo com professores da educação básica no âmbito privado e público de Sinop

Autores

  • Gracieli Andrade Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10355

Resumo

Este estudo analisa a função social da escola a partir da visão teórica dos autores Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e Louis Althusser, e nas concepções das professoras do 2° ao 3° anos de duas escolas de Sinop – Mato Grosso: uma pública e outra privada. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de entrevistas com professores da primeira etapa do Ensino Fundamental, realizadas no ano de 2019. Para os autores, a escola é dominada pela classe neocapitalista, a qual reproduz a ideologia dominante. Os professores demonstram compreender a escola como um meio para a transformação social.

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Biografia do Autor

  • Gracieli Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A função social da escola: um estudo com professores da educação básica no âmbito privado e público de Sinop. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(2), 376-387. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10355