A função social da escola: um estudo com professores da educação básica no âmbito privado e público de Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10355Resumo
Este estudo analisa a função social da escola a partir da visão teórica dos autores Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e Louis Althusser, e nas concepções das professoras do 2° ao 3° anos de duas escolas de Sinop – Mato Grosso: uma pública e outra privada. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de entrevistas com professores da primeira etapa do Ensino Fundamental, realizadas no ano de 2019. Para os autores, a escola é dominada pela classe neocapitalista, a qual reproduz a ideologia dominante. Os professores demonstram compreender a escola como um meio para a transformação social.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.