As mediações da afetividade em sala de aula

Autores

  • Gabriele Castão Rengel Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10380

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre as mediações afetivas no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os autores que embasaram a pesquisa foram Ana Rita Silva Almeida, Paulo Freire e Isabel Galvão. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras da rede de ensino do Município de Sinop, Mato Grosso. Baseando-se nas leituras e pesquisas, foi possível problematizar quais mediações de afetividade são mobilizadas no processo de ensino e aprendizagem e qual o papel dessa afetividade nas relações pedagógicas. Os resultados da pesquisa apontam que a afetividade no ambiente escolar oportuniza metodologias e práticas pedagógicas afetivas que influenciam no desenvolvimento do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Castão Rengel, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL), Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Rengel, G. C. (2021). As mediações da afetividade em sala de aula. Eventos Pedagógicos, 12(2), 352–362. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10380

Edição

Seção

Seção Artigos