As mediações da afetividade em sala de aula

Autores

  • Gabriele Castão Rengel Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10380

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre as mediações afetivas no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os autores que embasaram a pesquisa foram Ana Rita Silva Almeida, Paulo Freire e Isabel Galvão. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras da rede de ensino do Município de Sinop, Mato Grosso. Baseando-se nas leituras e pesquisas, foi possível problematizar quais mediações de afetividade são mobilizadas no processo de ensino e aprendizagem e qual o papel dessa afetividade nas relações pedagógicas. Os resultados da pesquisa apontam que a afetividade no ambiente escolar oportuniza metodologias e práticas pedagógicas afetivas que influenciam no desenvolvimento do aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriele Castão Rengel, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

    Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL), Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

As mediações da afetividade em sala de aula. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(2), 352-362. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10380