v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática

					Visualizar v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática

Seção Apresentação: pelo professor Fumikazu Saito, da Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP;

Introdução: Andreia Dalcin e Elmha Coelho Martins Moura;

Seção Artigos: produções dos membros e convidados do Grupo de Pesquisa "História, Filosofia e Educação Matemática";

Seção Entrevista: com a professora Arlete de Jesus Brito, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro - SP.

Organizadoras: Andréia Dalcin e Elmha Coelho Martins Moura

Editor da EET: Lucio Jose Dutra Lord

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 12 de setembro de 2018.

Publicado: 12-09-2018

Entrevista

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    598-603
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10105

Apresentação

  • A pesquisa histórica e filosófica na educação matemática

    Fumikazu Saito
    604-618
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10087

Introdução

  • Introdução

    Andreia Dalcin, Elmha Coelho Martins Moura
    619-624
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10093

Seção Artigos

  • O lugar da pesquisa histórica na educação matemática

    José Manuel Matos
    625-644
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10094
  • Historia del presente de los programas de formación de profesores de matemáticas: el caso de la articulación entre campos didáctico, pedagógico y disciplinar

    Lorena Maria Rodríguez-Rave, Jhony Alexander Villa-Ochoa
    645-673
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10081
  • Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)

    Sérgio Candido de Gouveia Neto, Cristiane Talita Gromann de Gouveia
    674-695
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10084
  • História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988)

    Edna Maria Cordeiro
    696-716
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10091
  • História da educação matemática na formação do pedagogo: um olhar para o uso dos Blocos Lógicos em sala de aula

    Liliane dos Santos Gutierre, Mércia de Oliveira Pontes
    717-742
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10096
  • As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna: diálogos possíveis

    Andreia Dalcin, Rute da Cunha
    743-766
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10088
  • Um olhar sobre a oficina na formação do técnico em escolas profissionalizantes do Brasil e de Portugal no período de 1942 a 1978

    Elmha Coelho Martins Moura
    767-787
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10095
  • Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática

    Adriana de Bortoli
    788-801
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10086
  • Ficção na história: como verdades inventadas permitem refletir sobre acontecimentos

    Adriel Gonçalves Oliveira
    802-821
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10090
  • Revisitando o quase empirismo de Imre Lakatos e refletindo sobre a educação matemática

    Virgínia Cardia Cardoso
    822-846
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10085