v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior

					Visualizar v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior

A 37ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 14, n. 3) apresenta o número regular intitulado “PERSPECTIVAS NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”, a qual tem, como objetivo, divulgar pesquisas, reflexões e debates em que Educação Superior se constitui como tema e objeto central de estudo. Essa edição conta com a Profa. Dra. Egeslaine de Nez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como editora associada, enquanto organizadora da edição.

Expediente e apresentação da edição: Egeslaine de Nez, Ralf Hermes Siebiger.

Ensaio: Juliana Fatima Serraglio Pasini.

Pesquisa pedagógica: Artigos elaborados pelas acadêmicas da 8 fase do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Sinop;

Tema em pauta: Artigos produzidos por pesquisadores que se debruçaram sobre discussões relacionadas à educação inclusiva na perspectiva deste compromisso multidimensional que ela demanda e no qual ela se constitui;

Entrevista: Realizada com Gracia Maria Clérico, docente da Universidade Nacional del Litoral - UNL (Santa Fé, Argentina).

Editora associada: Egeslaine de Nez.

Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger.

Data de publicação: 19 de dezembro de 2023.

Publicado: 19-12-2023

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição v. 14, n. 3, ago./dez. 2023

    Egeslaine de Nez, Ralf Hermes Siebiger
    482-497
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.12025

Ensaio

Pesquisa Pedagógica

  • EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: o acesso à tecnologia por alunos em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19

    Daniele Silva Moura
    511-521
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11969
  • IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO

    Geane Pereira da Silva
    522-531
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11972
  • O PAPEL DA ESCOLA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: uma perspectiva pós pandemia

    Ilaine Maciel dos Santos
    532-540
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11973
  • RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO: o exemplo de Vitória no contexto escolar

    Jéssica dos Santos
    541-550
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11974
  • A PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL NAS ESCOLAS

    Joyce Cristine da Silva Guia
    551-560
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11975
  • A MUSICALIDADE COMO ELEMENTO FORMADOR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Mery Ellen Simões
    561-569
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11977
  • A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO perspectivas de escolas privadas e públicas em Sinop

    Raquel Rufino Camargo
    570-578
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11980
  • A UNIVERSIDADE DE SINOP SOB A ÓTICA DAS TRANSFORMAÇÕES PELA PANDEMIA: o caso da UNEMAT/Câmpus de Sinop

    Saionara Marquetto
    579-588

Resumos

  • A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE DO PROFESSOR E O TRABALHO EDUCATIVO

    Tamini Wyzykowski
    589-590
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11406

Tema em Pauta

  • O ACESSO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS: um diálogo interseccional à luz de contribuições feministas

    Adenize Queiroz de Farias, Andreza Vidal Bezerra, Fábia Halana Fonseca Rodrigues Pita
    591-602
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11178
  • DO SER DOCENTE AO ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

    Ana Gabrieli Godinho, Camilla Mariano
    603-622
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11174
  • UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA DA/NA (DE)COLONIALIDADE: sobre vivências e resistências

    Antônio Carlos Mazzetti, Marlize Rubin-Oliveira, Giovanna Pezarico
    623-637
  • AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ: expansão, precarização e intensificação do trabalho docente

    Berenice Lurdes Borssoi
    638-655
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11509
  • HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM JEQUIÉ-BA (1962-1977)

    Cleide Selma Pereira dos Santos, Janice Cassia Lando
    656-675
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11505
  • POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica

    Dieison William Antunes dos Santos, Ivan Pereira Quintana
    676-687
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11500
  • A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos

    Edinilson Rodrigues da Rocha, Eduardo Nunes Jacondino
    688-707
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11260
  • AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: os olhares dos docentes e discentes acerca da realidade

    Emanuelle Luana Martini, Paola Regina de Oliveira
    708-722
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11145
  • ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: mestrandos em processo de construção

    Gisele Fernanda Tiburski Bido, Vanderléia Schlickmann de Araujo
    723-741
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11207
  • AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA

    Guilherme dos Santos Ribeiro, Laís Leni Oliveira Lima
    742-753
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11155
  • REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

    Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Aline Daniel dos Santos, Franciele Soares dos Santos
    754-774
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11146
  • FREIRE E A UNIVERSIDADE: diálogo, radicalidade e ação política

    Odorico Ferreira Cardoso Neto
    775-791
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11517
  • DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: perspectivas a partir do terceiro espaço de formação

    Patrícia da Rosa Louzada Silva, Mariangela Rosa Afonso, Eraldo Pinheiro
    792-810
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11504
  • ESTADO DE CONHECIMENTO: conhecendo o status da pesquisa científica sobre saberes docentes e ciências contábeis no Brasil

    Pollyanna Gracy Wronski
    811-827
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11390
  • PERCEPÇÕES DE UMA TURMA DE PEDAGOGIA NA REGIÃO DO SUDOESTE DO PARANÁ SOBRE A FIGURA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

    Régis Zanella, Anderson Angonese
    828-842
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11203
  • A PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIMONTES SOBRE A GESTÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE

    Rosiene Gomes Pereira, Francely Aparecida dos Santos
    843-858
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11508
  • DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

    Tamar Cristina Ludwig
    859-883
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11119
  • ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Vagner Lima de Aguiar
    884-896
  • SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Valdicléia Aparecida Tomaz Castro, Sueli Ribeiro Comar
    897-910
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11248
  • POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: um desafio para as universidades

    Zoraia Aguiar Bittencourt
    911-926
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11498

Resenhas

  • ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO COMPARADA

    Aléxia Maria Lopes de Souza
    927-932
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.12030
  • NOVAS PAISAGENS EDUCATIVAS EM UM MUNDO CADA VEZ MAIS MIDIATIZADO: uma leitura da obra Educação e Teoria Ator-rede — fluxos heterogêneos e conexões híbridas

    Adson Luan Duarte Vilasboas Seba
    933-939
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11343

Entrevista

  • UMA PROFESSORA E PESQUISADORA COM A INTERNACIONALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NO SANGUE!

    Gracia Maria Clérico, Mauricio da Silva Guedes
    940-944
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.12012