FREIRE E A UNIVERSIDADE:

diálogo, radicalidade e ação política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11517

Palavras-chave:

Educação, Escola, Paulo Freire, Universidade

Resumo

O presente estudo se propõe ir ao encontro do legado freiriano para compreender as necessidades cotidianas, especialmente da universidade, tendo em vista que a educação é um dos meios que os homens lançam mão para satisfazerem suas necessidades, considerando que é uma das estruturas sociais de transferência de saber de uma geração à outra. Metodologicamente, existem três caminhos a serem percorridos: 1. Trazer para o texto o olhar de Paulo Freire para a universidade; 2. Percorrer as contribuições educacionais de Freire que dizem respeito ao tema; 3. Analisar o pensamento de Freire, a universidade e o nosso futuro. O cenário do pensamento de Freire em relação à universidade almeja ser uma forma de influência no mundo de forma consciente e dialógica, buscando aproximações teóricas, vislumbrando resultados a serem alcançados que reflitam as experiências e as práxis freirianas. O objetivo é identificar fazeres, dizeres e agires da teoria de Freire que sirvam de referência para a pedagogia universitária contemporânea produzidas como trilhas, bifurcações e categorias de análise de seu pensamento. Os resultados indicam que o futuro é denso e tenso de conflitividade, indicador da relevância dos não ditos, bem além dos escritos. As conclusões são verbalizações do ato político que é educar, tingido de sofrimento, afeto à liberdade, desafios vários em que medo, amorosidade, solidariedade, dores e delícias do ato de educar se encontram e/ou se desencontram.

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Biografia do Autor

Odorico Ferreira Cardoso Neto, Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA)

Possui estágio pós-doutoral na UNB (2015), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em Filosofia pelo Instituto Filosófico de Apucarana (1986), experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, democracia, democratização, Plano Nacional de Educação (PNE) e gestão.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Cardoso Neto, O. F. (2023). FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política. Eventos Pedagógicos, 14(3), 775–791. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11517

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