FREIRE E A UNIVERSIDADE:
diálogo, radicalidade e ação política
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11517Palavras-chave:
Educação, Escola, Paulo Freire, UniversidadeResumo
O presente estudo se propõe ir ao encontro do legado freiriano para compreender as necessidades cotidianas, especialmente da universidade, tendo em vista que a educação é um dos meios que os homens lançam mão para satisfazerem suas necessidades, considerando que é uma das estruturas sociais de transferência de saber de uma geração à outra. Metodologicamente, existem três caminhos a serem percorridos: 1. Trazer para o texto o olhar de Paulo Freire para a universidade; 2. Percorrer as contribuições educacionais de Freire que dizem respeito ao tema; 3. Analisar o pensamento de Freire, a universidade e o nosso futuro. O cenário do pensamento de Freire em relação à universidade almeja ser uma forma de influência no mundo de forma consciente e dialógica, buscando aproximações teóricas, vislumbrando resultados a serem alcançados que reflitam as experiências e as práxis freirianas. O objetivo é identificar fazeres, dizeres e agires da teoria de Freire que sirvam de referência para a pedagogia universitária contemporânea produzidas como trilhas, bifurcações e categorias de análise de seu pensamento. Os resultados indicam que o futuro é denso e tenso de conflitividade, indicador da relevância dos não ditos, bem além dos escritos. As conclusões são verbalizações do ato político que é educar, tingido de sofrimento, afeto à liberdade, desafios vários em que medo, amorosidade, solidariedade, dores e delícias do ato de educar se encontram e/ou se desencontram.
Downloads
Referências
ARROYO, M. Currículo e a pedagogia de Paulo Freire. In. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação. Caderno pedagógico 2: Semana Pedagógica Paulo Freire. Porto Alegre: Corag, 2001, p. 42-54.
BEISIEGEL, C. de R. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, p.13, 2018.
BRANDÃO, C. R.; SILVA, P. N.; ROMANO, P. Centenário de Paulo Freire: aportes para se pensar a educação superior na atualidade –Entrevista especial com o professor Carlos Rodrigues Brandão. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, e035140, p. 1-15, 2021.
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.htm . Acesso em: jun. 2021.
CNTE. CNTE apresenta propostas de alteração na lei do piso do magistério em reunião com o MEC. Disponível em: CNTE apresenta propostas de alteração na lei do piso do magistério em reunião com o MEC - CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Acesso em: out. 2023.
FREIRE, P. O compromisso popular da universidade. In: UNIVERSIDADE e compromisso popular. Campinas: Puccamp, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um encontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Unesp, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora da UNESP, 2001a.
NOGARO, A.; JUNG, H. S. Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, e034884, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34884.
PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT. Confira as universidades e institutos federais criados pelo PT. Disponível em: https://pt.org.br/confira-as-universidades-e-institutos-federais-criados-pelo-pt/. Acesso em: 21 abr. 2022.
QUADROS, Vasconcelos. Em Mato Grosso, quem manda nas eleições é o agronegócio, 16/08/2022. Disponível em: https://apublica.org/2022/08/em-mato-grosso-quem-manda-nas-eleicoes-e-o-agro/ . Acesso em: 26 out. 2023.
RORATO, G. Z. Expansão do ensino superior federal, atores territoriais e emergência de novas escalas de poder e gestão: A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tese (Doutorado em Planejamento Urbano) Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Porto Alegre, 2016.
ROSA, J. G. Grande sertão: Veredas. São Paulo: NOVA AGUILAR 1994.
SEVERINO, A. J. Filosofia e escola: valiosa parceria. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio (org.). A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020, p. 29-37.
SULEAR. In: STRECK, D. R.; RENDÍN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. em português, rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010 p. 385-387.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.