ESTADO DE CONHECIMENTO:

conhecendo o status da pesquisa científica sobre saberes docentes e ciências contábeis no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11390

Palavras-chave:

Educação Superior, Saberes docentes, Ciências Contábeis, Estado de Conhecimento

Resumo

A construção do estado de conhecimento sobre determinada temática envolve a identificação, registro, categorização de um número de pesquisas sobre o mesmo tema, que conduzam a assimilação e síntese sobre o que está sendo produzido. Este trabalho consistiu em analisar o status da pesquisa científica no Brasil sobre Saberes Docentes e Ciências Contábeis. É sabido que a formação inicial em Ciências Contábeis não fornece uma formação própria para a atuação como docente. Assim, a pesquisa caracterizada como descritiva e bibliográfica, com abordagem de análise quali-quantitativa, identificou poucos trabalhos sobre a temática, sendo necessário um aprofundamento do tema em pesquisas futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pollyanna Gracy Wronski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Mestre em Contabilidade pela FURB (FURB, 2018), Mestranda em Educação pela UNIOESTE – Francisco Beltrão (UNIOESTE, 2023), Professora Horista da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão, Professora Horista da REGES de Realeza, Paraná, Brasil.

Referências

ANASTÁCIO, Jéssica Barros. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis. 2017. Dissertação. Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2017. Acesso em: 20 maio. 2022.

ANDRADE, Ana Carolina Sardi. Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil. 2020. Dissertação. Mestrado em Ciências Contábeis. Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2020. Acesso em: 20 maio. 2022.

CARVALHO, Alexandro Farias de. A construção da prática pedagógica dos professores do curso de Ciências Contábeis na educação a distância. 2017. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade Católica de Santos, Santos, 2017. Acesso em: 20 maio. 2022.

COELHO JUNIOR, João Carlo. (Auto) Formação e saberes docentes no desenvolvimento profissional do professor administrador: entre as ciências administrativas e da educação. 2018. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Acesso em: 20 maio. 2022.

DIDRIKSON, Axel T. La construcción de nuevas universidades para responder a la construction de uma sociedade del conocimiento. In: UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Unila: consulta internacional – contribuição à concepção, organização e proposta político-pedagógica da Unila. Foz do Iguaçu: IMEA, 2009.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. Pearson Brasil, 2004.

FARIAS, Raissa Silveira de. Reflexão sobre o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências Contábeis. 2020. Tese. Doutorado em Ciências Contábeis. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2020. Acesso em: 20 maio. 2022.

FERREIRA, Marcelo Marchine Docência no ensino superior: aprendendo a ser professor de contabilidade. 2015. Tese . Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2015. Acesso em: 20 maio. 2022.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Porque o conflito entre tendências metodológicas não é falso. São Paulo: PUC/Fundação Carlos Chagas, 1988. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1208. Acesso em: 20 nov 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GONÇALVES, Adriana Camolesi. Saberes e práticas docentes em cursos de lato sensu. Dissertação. Mestrado. Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2013. Acesso em: 20 maio. 2022.

KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para alem de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021.

LAFFIN, Marcos. De contador a professor: A trajetória da docência no ensino superior de contabilidade. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/82933/184911.pdf?sequence=1. Acesso: 29 set. 2021.

MIZUKAMI, Maria da Graça N. Formadores de professores, conhecimentos da docência e casos de ensino. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: Ed. UFSCar, p. 151-174, 2002.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em 15 mai. 2022

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.

RIBEIRO, Isamar Gonçalo de Sousa. A formação do professor bacharel e a construção dos saberes pedagógicos na educação superior. 2019. Dissertação. Mestrado. Universi-dade de Brasília, Brasília, 2019. Acesso em: 20 maio. 2022.

SANTANA, Ana Larissa Alencar; ARAÚJO, Adriana Maria Procopio. Aspectos do perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE)-um estudo nas universidades federais do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, v. 22, n. 4, p. 73-112, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/839/0. Acesso em: 28 nov. 2021.

SILVA, Geraldo Rodrigues. Professores Universitários dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis: Saberes e Práticas. 2012. Dissertação. Mestrado. Universidade Católica de Santos, setembro de 2012. Acesso em: 20 maio. 2022.

SLOMSKI, Vilma Geni. Saberes que fundamentam a prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 8, 2008, São Paulo.Anais do VIII Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo: SP, 2008. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos82008/633.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos; SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento; SOUZA, Roberta Teixeira. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. e37452-e37452, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/faced/article/view/37452. Acesso em 14 set. 2022.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Wronski, P. G. (2023). ESTADO DE CONHECIMENTO:: conhecendo o status da pesquisa científica sobre saberes docentes e ciências contábeis no Brasil. Eventos Pedagógicos, 14(3), 811-827. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11390