AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

os olhares dos docentes e discentes acerca da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11145

Palavras-chave:

Educação, Docência no Ensino Superior, Práticas Pedagógicas, Professores, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Com o presente artigo temos por objetivo discutir as práticas pedagógicas utilizadas na educação superior a partir do olhar dos alunos como também dos próprios docentes de um curso de bacharelado em Sistemas da Informação. Para tal trabalho realizamos uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com a coleta de dados em uma instituição de ensino privada, por meio da Inovação Pedagógica como teoria que busca constituir o conhecimento da melhor forma na graduação e de autores que dialogam com essa perspectiva, tais como: Brisolla (2020), Cunha (2016, 2022), Ferraz (2021) e Franco (2012) que discutem o tema da nossa pesquisa. A partir das análises realizadas identificamos que as metodologias utilizadas pelos docentes surgem principalmente da experiência que tiveram como alunos na graduação e pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Luana Martini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão-PR.

Paola Regina de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão-PR.

Referências

BRISOLLA, Lívia. Prática pedagógica no ensino superior: planejamento, interdisciplinaridade e metodologias ativas. Devir Educação. Lavras, vol.4, n.1, p.77-92jan./jun., 2020. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/157/111. Acesso em: 28 nov. 2022.

CEDRO, Wellington Lima; NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Dos métodos e das metodologias em pesquisas educacionais na Teoria Histórico-Cultural. In: MOURA, M. O. Educação Escolar e Pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v.29, n. 97, p.87-101, set./dez. 2016.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Revista Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. v. 41, n. 1, p. 6-11, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/848/84857099003/html/. Acesso em: 01 dez. 2022.

FACHIM, Odilia. Fundamentos de metodologia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia; NOVA, Carla Carolina Costa da. A docência universitária e suas interfaces didáticas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 21, n. 68, p. 155-183, jan./mar. 2021.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

LEITE, Denise. Desafios para a inovação pedagógica na Universidade do século 21. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 29-39, jul./dez. 2012.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

ORO, Maria Consoladora Parisotto; BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia Docência universitária e a formação pedagógica dos professores bacharéis. Revista Educação, Cultura E Sociedade, Sinop/MT, v.4, n.1, Edição Especial, p. 113-123, jun. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1437 acesso em: 1 dez. 2022.

RIOS, Gilma Maria; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça; SILVEIRA, Ludiana Martins. Qualidade de um professor universitário: perfil e concepções de práticas educativas. In: MALUSÁ, S.; SARAMAGO, G. Docência Universitária: dimensões teóricas e pressupostos da prática. Ed. 1º ed. Minas Gerais: Navegando, 2017.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. São Paulo: Papirus, 1989.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Martini, E. L., & Oliveira, P. R. de. (2023). AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:: os olhares dos docentes e discentes acerca da realidade. Eventos Pedagógicos, 14(3), 708–722. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11145