AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11155

Palavras-chave:

Educação, Educação Superior, Mediações., Trabalho Docente

Resumo

Este artigo objetiva examinar as relações de trabalho que os/as professores/as do ensino superior exercem na realidade concreta de uma instituição universitária pública não gratuita. Bem como, desvelar as multideterminações que envolvem o trabalho do/a docente, e indagar o sentido do trabalho diluído numa sociedade capitalista. As análises foram amparadas no Materialismo Histórico Dialético, apreendendo o real a partir de suas contradições. Após o levantamento dos docentes que compunham o quadro dos cursos disponíveis, nos interessamos pelos cinco cursos com maior número professores componentes do corpo docente e a influência financeira destes cursos na receita da instituição. Desta maneira buscamos compreender as dificuldades e desafios que esses trabalhadores enfrentam levando em consideração as relações e as mediações que interferem no ambiente de trabalho. Os resultados sugerem que o professor tem, circunscrito na lógica de produção do capital, uma configuração de mediações de empobrecimento e fragmentação do seu trabalho e, consequentemente, do seu valor humano e formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme dos Santos Ribeiro, Escola SESI

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ, 2021). Professor do Ensino médio e Ensino Fundamental Anos Finais da Escola SESI. Parnamirim-Rio Grande do Norte, Brasil.

Laís Leni Oliveira Lima, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2010), Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ), integrante do Grupo de Pesquisa e Trabalho na Educação Infantil da Universidade Federal de Jataí (GETEI/UFJ), Jataí-goiás, Brasil.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2ª Ed. 10ª reimpr. rev. e ampl. São Paulo: Boitempo, 2009.

DANGEVILLE, Roger. Marx e Engels: crítica da educação e do ensino. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 2, p. 109-134, dez. 2011.

LIMA, Laís Leni. As muitas faces do trabalho que se realiza na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

LUKÁCS, György. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. Ed. Ciências Humanas, São Paulo. 1979.

MANACORDA, Mário Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 2000.

MASCARENHAS, Ângela. Educação, trabalho e política: uma relação inevitável. In: MASCARENHAS, Ângela Cristina Belém (org.). Educação e trabalho na sociedade capitalista: reprodução e contraposição. UCG: Goiânia, 2005.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. 2004. 2ª Reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2008.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1983.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo. 2007. E-book.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, István. Orelha. In: ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2ª Ed. 10ª reimpr. rev. e ampl. São Paulo: Boitempo, 2009.

OLIVEIRA, Vivianne. Ser bacharel e ser professor: sentidos e relações entre bacharelado e a docência universitária. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14358/1/VivianneSO_TESE.pdf

REIS, Márcia. Expansão e interiorização da educação superior: o caso singular do município de Jataí-GO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3402. Acesso: 17 de outubro de 2021.

RIBEIRO, Guilherme da Silva. O professor e o trabalho da UNRV: uma investigação na perspectiva marxiana. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Jataí. Jataí, 2021.

ROSSLER, J. H. A Educação como aliada na luta revolucionária pela superação da sociedade alienada. In: DUARTE, Newton. (org.) Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Revista em Aberto. V. 3, n. 22, jul./ago. PP. 01/06. Brasília, 1984.

SAVIANI, Dermeval. Transformações do capitalismo do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, José. SAVIANI, Dermeval. SANFELICE, José (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. HISTEDBR, Coleção educação contemporânea. Campinas: Autores associados, 2005.

SILVA, Fernando. O agronegócio e a produção territorial recente em Goiás (2000-2012). Sociedade e Território – Natal. Vol. 27, N. 3, p. 145 - 163. Jul./Dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/4992. Acesso: 12 de maio de 2021.

VAZ, Joana D’arc. FAVARO, Neide. Os desafios do trabalho docente na sociedade capitalista. Revista Travessia. v. 4, n. 1. 2010.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Ribeiro, G. dos S., & Lima, L. L. O. (2023). AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA. Eventos Pedagógicos, 14(3), 742–753. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11155