AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11155Palavras-chave:
Educação, Educação Superior, Mediações., Trabalho DocenteResumo
Este artigo objetiva examinar as relações de trabalho que os/as professores/as do ensino superior exercem na realidade concreta de uma instituição universitária pública não gratuita. Bem como, desvelar as multideterminações que envolvem o trabalho do/a docente, e indagar o sentido do trabalho diluído numa sociedade capitalista. As análises foram amparadas no Materialismo Histórico Dialético, apreendendo o real a partir de suas contradições. Após o levantamento dos docentes que compunham o quadro dos cursos disponíveis, nos interessamos pelos cinco cursos com maior número professores componentes do corpo docente e a influência financeira destes cursos na receita da instituição. Desta maneira buscamos compreender as dificuldades e desafios que esses trabalhadores enfrentam levando em consideração as relações e as mediações que interferem no ambiente de trabalho. Os resultados sugerem que o professor tem, circunscrito na lógica de produção do capital, uma configuração de mediações de empobrecimento e fragmentação do seu trabalho e, consequentemente, do seu valor humano e formativo.
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