REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11146

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação, Ensino-aprendizagem, Tipos de avaliação

Resumo

Este trabalho apresenta considerações sobre o processo avaliativo a partir de reflexões sobre a percepção de 29 educandos, dos 3º anos do curso de Pedagogia, turmas matutino e noturno, da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão-PR. O procedimento metodológico utilizado foi estudo bibliográfico e pesquisa de campo, articulando as concepções da avaliação e suas finalidades com os dados obtidos. Como resultado afirmamos que a avaliação tem cumprido seu papel apenas pela função escolar de aprovação ou reprovação do educando, o que impacta no desafio, de incluir os processos de avaliação formativa e diagnóstica, que visa cumprir com o papel de formação integral.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, Professor Contratado pela Secretária Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed PR), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, trabalho e educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (GESTE/UNIOESTE). Dois Vizinhos, Paraná, Brasil.

Aline Daniel dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016), possui graduação complementar em Pedagogia - Educação Especial - Faculdade Santa Rita Chapecó (2018). Fez especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, trabalho e educação da Universidade Estadual do Paraná (GESTE/UNIOESTE). São Domingos, Santa Catarina, Brasil.

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE-FB. integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, trabalho e educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (GESTE/UNIOESTE). Francisco Beltrão-Paraná, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Pereira Ribeiro, M. V., Santos, A. D. dos, & Santos, F. S. dos. (2023). REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Eventos Pedagógicos, 14(3), 754–774. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11146