PERCEPÇÕES DE UMA TURMA DE PEDAGOGIA NA REGIÃO DO SUDOESTE DO PARANÁ SOBRE A FIGURA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11203Palavras-chave:
Professor Universitário, Saberes docentes, Metodologias de EnsinoResumo
Este artigo tece algumas reflexões a respeito das percepções de uma turma de Pedagogia, sobre a figura do docente universitário. Na primeira parte do texto apresentamos discussões teórico-metodológicas, envolvendo a docência na educação superior. Em seguida, analisamos e discutimos um recorte dos dados coletados através do questionário aplicado aos universitários. Nesta análise foram consideradas sobretudo questões referentes às metodologias e organização do trabalho docente. Mesmo sendo uma análise inicial, é possível dizer que a aplicação dos saberes docentes está diretamente ligada às diferentes metodologias de ensino e a constituição da identidade, do docente universitário.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. IBGE. (ed.). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: publicações - indicadores sociais das mulheres no brasil - 2ª edição. Publicações - Indicadores sociais das mulheres no Brasil - 2ª Edição. 2019. Estatísticas de gênero : indicadores sociais das mulheres no Brasil / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/genero/20163-estatisticas-de-genero-indicadores-sociais-das-mulheres-no-brasil.html. Acesso em: 07 abr. 2023.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB– Lei n.º 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 nov 2022
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-38, 01 set. 2008. Disponível em: Inovações pedagógicas - Pró-Reitoria de Pós-Graduação https://www.prpg.usp.br › article › Caderno_6_PAE. Acesso em: 05 jan. 2023.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e a sua prática. 24. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2012.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan.-abr. 2018.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, 1995.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2ª ed. rev. São Paulo: Summus, 2012.
MACHADO, Sarah Bezerra Luna Varela. Docência Universitária em Cursos de Licenciatura na faculdade de Educação de Itapipoca/UECE: Cartografias de Percursos Formativos, Constituição de Saberes e Vivências Práticas de Ensino. 2019. 158 f. Tese (Doutorado em 2019) -Universidade Estadual do Ceará, 2019.Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86444> Acesso em: 16 de dezembro de 2022.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. 1ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.
REHEM, Cácia Cristina França. Docência universitária e bacharéis docentes: processos formativos e a prática pedagógica. 2018. 184 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
TARDIF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 31-55.
VEIGA, Passos Alencastro, Ilma. A Docência na Educação superior e as didáticas especiais: campos em construção Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 36, núm. 3, septiembre-diciembre, 2011, pp. 455-464 Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117121313009. Acesso em: 08 jan 2023.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed,2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.