A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:

percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos

Autores

  • Edinilson Rodrigues da Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Eduardo Nunes Jacondino Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11260

Palavras-chave:

Acadêmicos, Aprendizagem, Avaliação, Docentes

Resumo

Este artigo tem por objetivo conhecer a prática educacional e os instrumentos de avaliação institucional aplicada pelos docentes aos acadêmicos segundo as percepções dos mesmos nas atividades de ensino em universidades. Assim, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizamos questionários como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são docentes e acadêmicos dos Cursos de Direito e Pedagogia, de Universidades localizadas no Estado do Paraná e de São Paulo. Como método para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo cujos achados permitem inferir que a prática docente e a avaliação utilizadas pelos docentes são variadas e em sua maioria demonstram preocupação com o ensino, com a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Edinilson Rodrigues da Rocha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Direito e Filosofia. Especialista em Gestão Prisional e Modalidades de tratamento Penal. Especialista em Psicopedagogia e Magistério Superior. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Eduardo Nunes Jacondino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bacharel em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na graduação em Pedagogia e no Mestrado em Educação.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Rocha, E. R. da, & Jacondino, E. N. (2023). A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos. Eventos Pedagógicos, 14(3), 688–707. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11260