O ACESSO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS:
um diálogo interseccional à luz de contribuições feministas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11178Palavras-chave:
Educação Superior, Mulher com Deficiência, Pesquisa ParticipanteResumo
Para as mulheres com deficiência os desafios encontrados na educação superior se potencializam, posto que ao interseccionar sua condição às questões de gênero, se acentuam as desigualdades e a vulnerabilidade feminina. Diante do exposto, objetiva-se analisar o acesso de mulheres com deficiência em instituições federais nordestinas da educação superior. Para tanto, utilizou-se a pesquisa participante, a qual auxilia o pesquisador a colaborar na comunidade investigada, realizada com mulheres com deficiência matriculadas em universidades de diversos estados da região. Os resultados do estudo apontam, entre outras evidências, o despreparo das universidades em proporcionar o acesso de qualidade aos estudantes com deficiência, em particular as mulheres nesta condição. Conclui-se que ao pensar gênero e deficiência a partir de um olhar interseccional em articulação com outros marcadores identitários, a exemplo de raça, classe, geração, dentre outros, é possível construir uma vasta categoria analítica, o que viabiliza uma compreensão mais detalhada acerca da questão.
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