O ACESSO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS:

um diálogo interseccional à luz de contribuições feministas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11178

Palavras-chave:

Educação Superior, Mulher com Deficiência, Pesquisa Participante

Resumo

Para as mulheres com deficiência os desafios encontrados na educação superior se potencializam, posto que ao interseccionar sua condição às questões de gênero, se acentuam as desigualdades e a vulnerabilidade feminina. Diante do exposto, objetiva-se analisar o acesso de mulheres com deficiência em instituições federais nordestinas da educação superior. Para tanto, utilizou-se a pesquisa participante, a qual auxilia o pesquisador a colaborar na comunidade investigada, realizada com mulheres com deficiência matriculadas em universidades de diversos estados da região. Os resultados do estudo apontam, entre outras evidências, o despreparo das universidades em proporcionar o acesso de qualidade aos estudantes com deficiência, em particular as mulheres nesta condição. Conclui-se que ao pensar gênero e deficiência a partir de um olhar interseccional em articulação com outros marcadores identitários, a exemplo de raça, classe, geração, dentre outros, é possível construir uma vasta categoria analítica, o que viabiliza uma compreensão mais detalhada acerca da questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenize Queiroz de Farias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora de Educação Especial no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP/UFPB). Assessora de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e Presidente do Instituto dos Cegos de Campina Grande. Tem experiência na área de Inclusão Escolar e Social das Pessoas com Deficiência e discute temáticas como Capacitismo, Estudos da Deficiência e Feminismo, numa perspectiva interseccional, discutindo ainda as Barreiras Atitudinais experienciadas por estudantes com deficiência, particularmente no âmbito da Educação Superior.

Andreza Vidal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha Educação e Inclusão em Contextos Educacionais. Licenciada em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), seu interesse de pesquisa centra-se nas Políticas Educacionais de inclusão e acessibilidade para as estudantes com deficiência no ensino superior. Possui publicações em livros e eventos científicos relacionados aos temas: Capacitismo, Corponormatividade, Feminismo, Educação Emocional, Empoderamento e Barreiras Atitudinais.

Fábia Halana Fonseca Rodrigues Pita, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2020), Assistente Social da Rede Pública de Ensino do Município de João Pessoa/PB, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais da Universidade Federal da Paraíba (GEPED DSS/UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Referências

BRASIL. História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil. Presidência da República, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

BRASIL. Documento orientador do Programa Incluir: acessibilidade na educação superior. SECADI/SESU, 2013. 21p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 04 abril. 2023.

BRASIL. Resumo técnico do censo da educação superior, 2019. Brasília, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. 120 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 1 mai 2023.

DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. 2. ed. Brasília, DF: Liber, 2008.

FARIAS, A. Q. de. Trajetórias educacionais de mulheres: uma leitura interseccional da deficiência. Orientadora: Maria Eulina Pessoa de Carvalho. 2017. 138 f. 2017. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

FARIAS, A. Q. Para quem quer ver além: deficiência visual e empoderamento feminino. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. 1 - 25. 2019.

FAERMANN, L. A. A pesquisa participante: suas contribuições no âmbito das ciências sociais. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: encurtador.com.br/knqIM. Acesso em: 29 jan. 2023.

GESSER, M; NUERNBERG, A. H. A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 3, p. 151-166, dez. 2017.

MASSUDA, M. B.; ORLANDO, R. M. Temas em altas habilidades/superdotação na perspectiva de gênero: um estudo de revisão sistemática. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1 – 21, 2019.

PAVÃO, Michelle Roberta. Onde estão as mulheres dentro do público da educação especial?¿ Dónde están las mujeres del público de la educación especial?. Revista Cocar, v. 18, n. 36, 2023.

PITA, F. H. F. R. A realidade de estudantes com deficiência na escola pública: um olhar à luz do exercício profissional de assistentes sociais no município de João Pessoa-PB. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2020, 235 p.

PIECZKOWSKI, T. M. Z.; GAVENDA, M. L. Narrativas de Mulheres com Deficiência Visual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021, p. p. 139 - 156.

SILVA, Jackeline Susann Souza da. A sombra da discriminação e as barreiras de gênero no cotidiano de mulheres com deficiência na universidade. In: Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-24, 2020.

VERONEZI, D. P. O.; RIBEIRO, G. M. C.; GOMES, S. H. A. Mulheres com deficiência na docência brasileira. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, 2022.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Farias, A. Q. de, Bezerra, A. V., & Pita, F. H. F. R. (2023). O ACESSO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS: : um diálogo interseccional à luz de contribuições feministas. Eventos Pedagógicos, 14(3), 591–602. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11178