AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ:

expansão, precarização e intensificação do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11509

Palavras-chave:

Universidades Estaduais, Paraná, Reorganização e expansão, Trabalho docente, Precarização e intensificação

Resumo

As universidades estaduais do Paraná expressam a expansão e democratização do acesso ao ensino superior público estadual. Entretanto, a expansão vem sendo marcada pela precarização nas infraestruturas das instituições e carreiras (docente e técnica), disputas de financiamento e intensificação do trabalho docente porque não há realização de concursos públicos. Este estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, apresenta resultados parciais da pesquisa de doutorado que teve por objetivo analisar o trabalho docente nas universidades estaduais do Paraná pós-LDB. O texto objetiva apresentar as sete universidades estaduais do Paraná e analisar a intensificação e precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Berenice Lurdes Borssoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2023), Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu), integrante do Grupo de Pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (GESFORT/UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão), Paraná, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Borssoi, B. L. (2023). AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ:: expansão, precarização e intensificação do trabalho docente. Eventos Pedagógicos, 14(3), 638–655. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11509