SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11248Palavras-chave:
Ensino Superior, Saberes docentes, FormaçãoResumo
O presente artigo buscou identificar os fatores que têm contribuído para as discussões sobre os saberes docentes, considerando a importância destes para a qualidade do ensino superior. Diante disso, essa investigação é de natureza qualitativa e bibliográfica. Na análise foram coletados dados a partir de um instrumento semiestruturado com docentes e discentes do Ensino Superior. Tendo como aporte teórico os autores Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta e Demerval Saviani, mesmo que de perspectivas conceituais e tipológicas diferentes, destacando diversas abordagens que fazem parte das formações de docentes como a cultural, científica, pedagógica e disciplinar aliadas à formação prática.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 65-86.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamento da metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2003.
NUNES, C. M. F.. (2001). Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, 22(74), 27–42. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003. Acessado em 15 de dezembro de 2022.
OLIVEIRA, Marta Olivia Rovedder De et al. ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE MARKETING PUBLICADOS NO BRASIL: AS PESQUISAS|SURVEYNA DÉCADA DE 2000. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) [online]. 2017, v. 23, n. 1 [Acessado 13 Janeiro 2023], pp. 54-87. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-2311.024.55683>. ISSN 1413-2311.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. I n: BICUDO, M. A.; SILVA JUNIOR, C. A. (Org.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo, SP: Unesp, 1996. p. 145-155.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
TARDIF, M; GAUTHIER, C. O saber profissional dos professores – fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: UFCE, 1996. (mimeo).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.