SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11248

Palavras-chave:

Ensino Superior, Saberes docentes, Formação

Resumo

O presente artigo buscou identificar os fatores que têm contribuído para as discussões sobre os saberes docentes, considerando a importância destes para a qualidade do ensino superior. Diante disso, essa investigação é de natureza qualitativa e bibliográfica. Na análise foram coletados dados a partir de um instrumento semiestruturado com docentes e discentes do Ensino Superior. Tendo como aporte teórico os autores Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta e Demerval Saviani, mesmo que de perspectivas conceituais e tipológicas diferentes, destacando diversas abordagens que fazem parte das formações de docentes como a cultural, científica, pedagógica e disciplinar aliadas à formação prática.

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Biografia do Autor

Valdicléia Aparecida Tomaz Castro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão PR, Professora na rede Municipal de Ensino de Francisco Beltrão PR, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, trabalho e educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (GESTE/UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Sueli Ribeiro Comar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE-FB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, trabalho e educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (GESTE/UNIOESTE). Francisco Beltrão-Paraná, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Castro, V. A. T., & Comar, S. R. (2023). SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Eventos Pedagógicos, 14(3), 897–910. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11248