UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA DA/NA (DE)COLONIALIDADE:

sobre vivências e resistências

Autores

Palavras-chave:

Universidade, América Latina, Decolonialidade, Modernidade/Colonialidade

Resumo

Este artigo busca sensibilidades necessárias na perspectiva decolonial e das epistemologias do Sul, para discutir a universidade latino-americana que procura desprender-se de modelos modernos/coloniais, atento a movimentos sociais que denunciam o que foi negligenciado e reforçam a importância de sujeitos locais. A partir de uma revisão de literatura com autores decoloniais, critica o privilégio epistêmico e propõe a pluriversidade e o diálogo de saberes, visando descolonizar a universidade. Destaca relações colaborativas e movimentos de lutas sociais e acadêmicas que provocam e têm potencial para propor políticas públicas e liderar movimentos de cooperação, promovendo a integração regional na Educação Superior.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Mazzetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UTFPR - Campus Pato Branco. Membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR).

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UTFPR - Campus Pato Branco. Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade GEU/UTFPR).

Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora Adjunta Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UTFPR- Campus Curitiba e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UTFPR – Campus Pato Branco. Membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR).

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Mazzetti, A. C., Rubin-Oliveira, M., & Pezarico, G. (2023). UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA DA/NA (DE)COLONIALIDADE:: sobre vivências e resistências. Eventos Pedagógicos, 14(3), 623–637. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11032