UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA DA/NA (DE)COLONIALIDADE:
sobre vivências e resistências
Palavras-chave:
Universidade, América Latina, Decolonialidade, Modernidade/ColonialidadeResumo
Este artigo busca sensibilidades necessárias na perspectiva decolonial e das epistemologias do Sul, para discutir a universidade latino-americana que procura desprender-se de modelos modernos/coloniais, atento a movimentos sociais que denunciam o que foi negligenciado e reforçam a importância de sujeitos locais. A partir de uma revisão de literatura com autores decoloniais, critica o privilégio epistêmico e propõe a pluriversidade e o diálogo de saberes, visando descolonizar a universidade. Destaca relações colaborativas e movimentos de lutas sociais e acadêmicas que provocam e têm potencial para propor políticas públicas e liderar movimentos de cooperação, promovendo a integração regional na Educação Superior.
Downloads
Referências
CASTRO-GOMEZ, Santiago. Decolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel (comps.). El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
DUSSEL, Henrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade: Conferências de Frankfurt. Tradução Jaime A. Clasen. Petrópolis – RJ: Vozes, 1993.
GARCÍA GUADILA, Carmen. Pensadores y forjadores de la universidad latinoamericana. Visión general. In.: Pensamiento Universitario Latinoamericano: Pensadores y Forjadores / editado por Carmen García Guadilla.- Caracas: CENDES, IESALC-UNESCO, bid & co. editor, 2008
GIORDANI, Suelyn Moraes; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize. Educação Superior: uma análise a partir das conferências mundiais e regionais. Integración y Conocimiento. V. 2, n. 8, pp. 125-142, 2019
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado – Volume 31, Número 1, Janeiro/Abril 2016.
LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. set 2005.
LEAL, Fernanda Geremias; OREGIONI, María Soledad. Aportes para Analizar la Internacionalización de la Educación Supeiror desde Latinoamerica: un Enfoque Crítico, Reflexivo y Decolonial. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP, v. 5, e019036, p. 1-19, 2019.
MAZZETTI, A. C.; WEDIG, J. C.; PERONDI, M. A.; RUBIN-OLIVEIRA, M. América Latina em perspectiva: o pensamento cepalino e decolonial. Revista brasileira de estudos urbanos e regionais. v. 23, E202111, 2021. DOI 10.22296/2317-1529.rbeur.202111.
MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Editora Gedisa SA, 2007.
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu – PR, 2017.
RUBIN-OLIVEIRA, Marlize; WIELEVICKI, Hamilton de Godoy; PEZARICO, Giovanna. Internacionalização da Educação Superior: Lugar, Sujeito e Pesquisa como categorias substantivas de análise. Educação. UFSM, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao>. Acesso em: 20 jun. 2021.
SOUSA, José Vieira de. História da Educação Superior. In: Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES [recurso eletrônico] / Marilia Morosini (organizadora). – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. - CEBRAP n.79, São Paulo, Nov. 2007.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SOUSA SANTOS, Boaventura de; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Orgs. Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses. - São Paulo: Cortez, 2013.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
THEILER, Julio C.; RODRÍGUEZ, Miguel S. La cooperación e integración universitaria en América Latina y el Caribe. Principales acciones y tendencias. In.: GACEL-ÁVILA, Jocelyne – Coordinadora. Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva. Caracas: UNESCO – IESALC y Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2018.
TRINDADE, Hélgio. Por un nuevo proyecto universitario: de la “universidad en ruínas” a la “universidad emancipatoria”. REVISTA DO IMEA-UNILA, v. 1, n. 1, p. 1-22, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.