DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11119Palavras-chave:
Educação superior, Docência, Planejamento, Plano de ensinoResumo
O ensino superior é a modalidade de ensino previsto institucionalizado, que oferta cursos em nível superior. O professor que atua na modalidade, necessita ter domínio dos saberes e práticas para ensinar os seus alunos. Um bom professor realiza o seu planejamento para ministrar as suas aulas. O objetivo deste artigo é contextualizar sobre a docência na educação superior, analisar dados coletados através de questionários, para ilustrar os aspectos da docência por meio das perspectivas dos acadêmicos e dos docentes. O artigo é uma pesquisa bibliográfica, um estudo de caso, com aplicação de questionários sobre diversos aspectos da docência no ensino superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 dez. 2022.
BRASIL. Lei n° 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987 [...]. Brasília, 28 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 31 dez. 2022.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e lugares de formação docente universitária: da perspectiva individual as espaço institucional. Araraquara- SP: Junqueira&Marin. Brasília- DF. Capes. CNPq. 2010. p. 19-34.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na educação superior: a professorialidade em construção. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 1, p. 6-11, jan.-abr. 2018.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e a sua prática. 20. ed. Campinas: SP, Papirus, 2008.
DICIO, Dicionário Online de Português. Planejamento. 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/planejamento/. Acesso em: 13 out. 2023.
DINIZ, Kênia Medonça; SOARES, Sebastião Silva. A formação de professores universitários e o exercício da docência: saberes e práticas necessários para a ação pedagógica. In: MALUSÁ, Silvana; SARAMAGO, Guilherme (org.). Docência universitária: dimensões teóricas e pressupostos da prática. Monte Carmelo, FUCAMP, Uberlândia, Navegando publicações, 2017. p. 51-70.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, maio/ago. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2017.
PARANÁ. Lei n° 11713, de 07 de maio de 1997. Dispõe sobre as Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná e adota outras providências. Curitiba, 07 mai. 1997. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=5808&indice=1&totalRegistros=1. Acesso em: 02 jan. 2023.
PARANÁ. Lei n° 21.118, de 30 de junho de 2022. Altera dispositivos da Lei n° 11.713, de 7 de maio de 1997, que dispõe sobre as Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. Curitiba, 30 jun. 2023. Disponível em:https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=267527&indice=1&totalRegistros=1&dt=11.7.2022.9.35.20.325. Acesso em: 03 jan. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 267-278.
PLANEJAMENTO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/planejamento/. Acesso em: 05 jan. 2023.
RAMIREZ, Vera Lucia. A docência na Educação Superior e a constituição da professoralidade. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 1, p. 41-48, jan.-abr. 2018.
RIBEIRO, Esdras Do Nascimento; SANTOS, Erdenia Alves. Os desafios da docência na educação superior. E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01. Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 1228-1244. Disponível em:https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74150. Acesso em: 04 jan. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Edição digital. Petrópolis: RJ, Vozes, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=a9gbBAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false. Acesso em 30. mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.