IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11972

Palavras-chave:

Alfabetização, Pandemia, Professores

Resumo

Este artigo aborda os impactos da Covid-19 na alfabetização e busca compreender as estratégias utilizadas no processo de alfabetização pós pandemia. O referencial teórico baseou-se em Magda Becker Soares e Machado e Silva. A coleta de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas no com professoras de escolas municipais de ensino fundamental distintas de Sinop-Mato Grosso, em 2023. Os desafios enfrentados pelas educadoras no processo de alfabetização pós-pandemia foram as desigualdades sociais e a falta de comprometimento das famílias, deste modo, foram realizados investimentos em reforço escolar e em formações continuadas para suprir as necessidades de construção de leitura e escrita no período pós-pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane Pereira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2023/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

FERREIRA, L. G.; FERREIRA, L.G; ZEN, G. C. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. fólio- Revista de Letras, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. DOI: 10.22481/folio.v12i2.7453. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7453. Acesso em: 21 maio 2023.

LEMOS, L. M. R.; SARLO, A. L. S. Efeitos da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. e5981-e5981, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/5981. Acesso em: 21 maio 2023.

SOUSA, K. M. B. de. A prática de alfabetização na pandemia Covid-19: o que dizem as professoras. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 14, n. 2, p. 302–309, jan./jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11455. Acesso em: 13 set. 2023.

LUIZ, S. S. F. Alfabetização na pandemia: realidades e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa-PB, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19167. Acesso em: 21 maio 2023.

MACHADO E SILVA, P. V. Alfabetização e letramento em tempos de pandemia: relatos de experiência durante o ensino remoto. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 01-20, nov. 2022. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/64568. Acesso em: 21 maio 2023.

SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. Autêntica, 2018.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo. Contexto, 2016.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Silva, G. P. da. (2023). IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO. Eventos Pedagógicos, 14(3), 522–531. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11972