A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE DO PROFESSOR E O TRABALHO EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11406

Palavras-chave:

Afetividade, Constituição humana, Cultura, Desenvolvimento integral, Educação escolar

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo compreender e discutir sobre implicações do trabalho educativo na constituição da personalidade humana e no desenvolvimento da personalidade do professor. Participaram desta pesquisa sete professores da Educação Básica, de uma escola pública localizada no município de Ijuí, no Estado do Rio Grande do Sul (RS). As interações investigativas estabeleceram-se por meio da produção de questionário e entrevista com os sujeitos participantes. A investigação insere-se na abordagem qualitativa de pesquisa em Educação e está caracterizada como um Estudo de Caso. Os dados produzidos foram organizados considerando-se os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD), que auxilia na interpretação de discursos em pesquisas qualitativas e envolve a realização das etapas de unitarização, categorização e captação do novo emergente no corpus textual de análise. A interpretação e a discussão dos dados baseiam-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados construídos foram organizados no formato de quatro artigos. Em cada artigo foram discutidas categorias emergentes para as quais são apresentadas algumas proposições que norteiam o desenvolvimento de um metatexto. No primeiro artigo, intitulado “O trabalho educativo e sua relação com a constituição da personalidade humana”, são analisadas as unidades de significados que se referem às categorias de “conhecimento” e “relações sociais”. No segundo artigo, nomeado como “O desenvolvimento da personalidade como processo dependente do trabalho educativo”, são compartilhadas discussões relacionadas às categorias de “ensino” e “estudo”. O terceiro artigo, designado com o título “A afetividade e o trabalho educativo: implicações na constituição da personalidade”, problematiza a categoria de “afetividade”. O quarto artigo, sob o título “O trabalho educativo e a formação da personalidade do professor”, apresenta entendimentos a respeito das categorias de “formação acadêmica” e “desenvolvimento profissional”. Resultados produzidos por ocasião desta pesquisa justificam a defesa da tese, de que: “O trabalho educativo potencializa a constituição da personalidade humana na educação escolar e favorece o desenvolvimento da personalidade do professor”. O estudo aponta para a pertinência de os espaços de formação inicial e continuada de professores oportunizarem um tempo-espaço de discussão sobre questões relacionadas ao papel do trabalho educativo e sua articulação com o desenvolvimento da personalidade humana e do ser professor. É importante que os docentes desenvolvam a consciência de que o trabalho educativo é a práxis que legitima sua profissão, promovendo a cultura e a constituição humana nos espaços escolares, potencializando e favorecendo o desenvolvimento integral dos alunos e dos sujeitos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamini Wyzykowski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2022). Giruá, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Referências

.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Wyzykowski, T. (2023). A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE DO PROFESSOR E O TRABALHO EDUCATIVO. Eventos Pedagógicos, 14(3), 589–590. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11406