ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO:

mestrandos em processo de construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11207

Palavras-chave:

Educação Superior, Pós-Graduação, Estágio e Docência

Resumo

O objetivo principal deste estudo é conhecer as contribuições do estágio de docência na pós-graduação para a formação dos mestrandos no exercício da docência no Ensino Superior. Para tal, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizamos questionários online como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são alunos bolsistas do PPGE-FB que realizaram seus estágios de docência nos anos de 2021 e 2022. Como procedimento para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Os achados permitem inferir que o estágio de docência se constituiu experiência significativa para os sujeitos, embora não seja obrigatório a todos os mestrandos.

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Biografia do Autor

Gisele Fernanda Tiburski Bido, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-FB). Graduada em Pedagogia (2018). Graduada em Letras (2020). Atua como professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Vanderléia Schlickmann de Araujo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-FB). Graduada em Pedagogia (2008). Especialista em Gestão Político-Pedagógica Escolar (2011). Especialista em Psicopedagogia (2014). Atua como professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Francisco Beltrão- PR. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Crianças e Infâncias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (GPECI / UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Bido, G. F. T., & Araujo, V. S. de. (2023). ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO:: mestrandos em processo de construção. Eventos Pedagógicos, 14(3), 723–741. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11207