DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:

perspectivas a partir do terceiro espaço de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11504

Palavras-chave:

Terceiro espaço, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Física

Resumo

O estudo qualitativo tem como objetivo analisar a efetivação do terceiro espaço de formação, a partir do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), em um curso de Licenciatura em Educação Física. Utilizamos a amostragem por Bola de Neve, com seis professores/as e três estagiários. As entrevistas foram apreciadas por meio da análise textual discursiva. Evidências apontam momentos de caracterização do terceiro espaço no contexto dos ECS, com fragilidade do mesmo pela sua descontinuidade. O estudo torna-se relevante a partir das contribuições dessa pesquisa às reflexões e futuros planejamentos dos ECS, uma vez que o terceiro espaço de formação se mostrou fragilizado.

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Biografia do Autor

Patrícia da Rosa Louzada Silva, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Doutora em Educação Física pela linha de formação profissional na Escola Superior de Educação de Educação Física (ESEF/UFPel) no ano de 2022. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas ESEF/UFPel e graduação em Educação Física pela ESEF/UFPel.

Mariangela Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro). Professora titular da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da ESEF/UFPEL. Pelotas, Rio Grande do Sul. Brasil.

Eraldo Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2014, Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2009) e graduação pelo Centro Universitário La Salle (2004). Professor adjunto da Universidade Feral de Pelotas, Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Silva, P. da R. L., Afonso, M. R., & Pinheiro, E. (2023). DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:: perspectivas a partir do terceiro espaço de formação. Eventos Pedagógicos, 14(3), 792–810. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11504