Docências e contextos emergentes:

arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10505

Palavras-chave:

Educação superior, Formação docente, Professores de educação superior, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas.

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Biografia do Autor

  • Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação (UFRGS), Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino/Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Maria, Professora dos programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Políticas públicas e Gestão Educacional (PPPG). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE/UFSM).

  • Lisiane Pappis, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Educação (UFSM, 2021), Professora da rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, doutoranda em Educação (UFSM), integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE/UFSM).

  • Andiara Dewes, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Educação (UFSM, 2019), Professora da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS, Tutora a distância do curso de Pedagogia (UaB/UFSM), doutoranda em Educação (UFSM), integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE/UFSM).

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

Bolzan, D. P. V., Pappis, L., & Dewes, A. (2023). Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas. Eventos Pedagógicos, 14(1), 91-110. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10505