O impacto do REUNI na pós-graduação: o caso da Universidade Federal de Pelotas

Autores

  • Mariângela Rosa Afonso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9032

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir para a discussão sobre a Pós-graduação focando o impacto do REUNI – Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais no período de 2008-2012, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Buscamos na abordagem descritiva-qualitativa analisar os dados disponibilizados na CAPES/INEP, e no GEOCAPES. Foi possível compreender a nova configuração da Instituição, destacando como resultado a qualificação docente; expansão e fortalecimento da pesquisa, a partir do expressivo número docentes doutores e mestres vinculados à UFPEL, sinalizando a preocupação da Instituição no fomento do sistema de Pós-graduação.

Palavras-chave: ensino; superior; gestão; universitária; expansão.

 

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Biografia do Autor

  • Mariângela Rosa Afonso
    Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Pelotas, Doutora em Educação, membro do corpo docente do Programa de Mestrado em Educação Física da UFPel.

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Publicado

07-10-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

O impacto do REUNI na pós-graduação: o caso da Universidade Federal de Pelotas. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(3), 102-116. https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9032

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