O PAPEL DA ESCOLA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:

uma perspectiva pós pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11973

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento, Trabalho Pedagógico, Pandemia

Resumo

Este artigo refere-se a uma discussão quanto aos desafios decorrentes da pandemia do Covid-19 no processo de alfabetização e letramento das crianças e busca compreender à importância do ambiente escolar e do trabalho pedagógico e quais ações pedagógicas foram produzidas. Para fundamentação teórica utilizou-se, os autores Magda Soares, Paulo Freire e Liev Semionovitch Vygotsky. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso, com abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras de uma Escola Municipal de Educação Básica de Sinop, no primeiro semestre de 2023. Conclui-se que a escola e o trabalho pedagógico contribuem para o desenvolvimento integral do sujeito e que o lúdico é uma ferramenta essencial nesse processo.

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Biografia do Autor

Ilaine Maciel dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2023/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Santos, I. M. dos. (2023). O PAPEL DA ESCOLA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:: uma perspectiva pós pandemia. Eventos Pedagógicos, 14(3), 532–540. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11973