O PAPEL DA ESCOLA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:

uma perspectiva pós pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11973

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento, Trabalho Pedagógico, Pandemia

Resumo

Este artigo refere-se a uma discussão quanto aos desafios decorrentes da pandemia do Covid-19 no processo de alfabetização e letramento das crianças e busca compreender à importância do ambiente escolar e do trabalho pedagógico e quais ações pedagógicas foram produzidas. Para fundamentação teórica utilizou-se, os autores Magda Soares, Paulo Freire e Liev Semionovitch Vygotsky. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso, com abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras de uma Escola Municipal de Educação Básica de Sinop, no primeiro semestre de 2023. Conclui-se que a escola e o trabalho pedagógico contribuem para o desenvolvimento integral do sujeito e que o lúdico é uma ferramenta essencial nesse processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ilaine Maciel dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2023/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 08 nov. 2023.

BUSS, P. M.; ALCÁZAR, S.; GALVÃO, L. A. Pandemia pela Covid-19 e multilateralismo: reflexões a meio do caminho. Estudos Avançados, [S. l.], v. 34, n. 99, p. 45–64, maio 2020.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/8vDqhLKszp35HJMtj5WnRNK/?lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2023.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que completam. 15ª ed. São Paulo. Cortez, 1989.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, [S. l.], v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9805. Acesso em: 5 nov. 2023.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 224 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a uma prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRUBER, A. Covid-19: o que se sabe sobre a origem da doença. USP. 14 abr. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/. Acesso em: 11 ago. 2023.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

PERES, P.; PIMENTA, P. Teorias e práticas de b-learning. Lisboa: Edições Sílabo Ltda., 2011.

SOARES, M. Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia? Entrevista concedida a Emy Lobo. Revista Futura & Educação. set. 2020. Disponível em: https://futura.frm.org.br/conteudo/professores/noticia/como-fica-alfabetizacao-e-o-letramento-durante-pandemia. Acesso em: 02 nov. 2023.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: As muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 05-17, abr. 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782004000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2023.

SOUSA, K. M. B. de. A prática de alfabetização na pandemia Covid-19: o que dizem as professoras. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 14, n. 2, p. 302–309, 2023. DOI: 10.30681/reps. v14i2.11455. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11455. Acesso em: 5 nov. 2023.

VYGOTSKY, L. S.. Pensamento e linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Santos, I. M. dos. (2023). O PAPEL DA ESCOLA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:: uma perspectiva pós pandemia. Eventos Pedagógicos, 14(3), 532-540. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11973