ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino, Aprendizagem ativa, Experiência de Aprendizagem, Formação de Professores, Avaliação Pedagógica

Resumo

Este estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial.

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Biografia do Autor

Vagner Lima de Aguiar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrando em Educação – PPGEFB da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão - PR, Bacharel em Direito - Faculdades Integradas Pitágoras / FIP (2004-2008), possuo especialização lato sensu em Direito Processual - Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES (2010-2012), e Segurança Pública e Investigação Criminal - Faculdade Educamais, UNIMAIS (2022 -2023), e em Tecnologias para Educação Profissional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catariana / IFSC (2020). Graduação em andamento em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Membro do Grupo de pequisa Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Aguiar, V. L. de. (2023). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Eventos Pedagógicos, 14(3), 884–896. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204