RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:

o exemplo de Vitória no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11974

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Educação Inclusiva, Educação Especial

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar as práticas de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down na escola, em duas perspectivas: aula comum e atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de Rede Municipal na cidade de Vera, Mato Grosso (MT), com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com professores que trabalhavam diretamente com a aluna. Realizamos nosso diálogo conceitual com a autora Marta Gil como orientação central. O presente trabalho nos revelou que a prática de educação inclusiva acontece de maneira limitada e improvisada no espaço escolar, decorrente da falta de formações continuadas para professores de sala comum e tendo as práticas educativas dissociadas das práticas do AEE.Síndrome de Down

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2023/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BARROS, G. B. S. Síndrome de Down e relações de inclusão. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 11, n. 2 (29. ed.), p. 247-256, ago./dez. 2020. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: 10 nov 2023.

BATISTA, C. A. M.; MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado em deficiência mental In: BATISTA, C. A. M.; MANTOAN, M. T. E (coords.) Formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado: deficiência mental. Brasília,MEC/SEESP, 2007

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009: Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: Diário Oficial [da] República Federal do Brasil, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

COELHO, C. A Síndrome de Down. Dissertação (Mestre em Psicologia Clínica e da saúde) – Faculdade de Psicologia de Porto, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2016.

DÉA, V. H. S.; DUARTE, E. Síndrome de Down: informações, caminhos e histórias de amor. São Paulo: Phorte, 2009.

GIL, M. (Coord.) Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso. São Paulo: Impressa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SALTINI, C. J. P. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro: DPA, 1997.

TEIXEIRA, Fernanda Cascaes; KUBO, Olga Mitsue. Características das interações entre alunos com Síndrome de Down e seus colegas de turma no sistema regular de ensino. Rev. bras. educ. espec., Marília, v.14 n.1 jan./abr. 2008. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?...S1413-65382008000100007. Acesso em: 25 set. 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Santos, J. dos. (2023). RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar . Eventos Pedagógicos, 14(3), 541–550. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11974