v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências

					Visualizar v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências

Seção Apresentação: pela professora Andreia Dalcin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS;

Introdução: Cristinne Leus Tomé, Maria Aparecida Taveira Bispo, Poliana de Oliveira da Silva, Simone Bezerra da Motta e Thiélide Veronica da Silva Pavanelli Troian;

Seção Artigos: produções dos alunos do 8º semestre de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática “articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências";

Seção Entrevista: com a professora Marta Maria Pontin Darsie, da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá - MT.

Organizadoras: Cristinne Leus Tomé, Thiélide Veronica da Silva Pavanelli Troian e Poliana de Oliveira da Silva

Data de publicação: 24 de junho de 2015.

Publicado: 24-06-2015

Entrevista

  • O desafio de aprender a ensinar na formação dos professores - Uma entrevista com Marta Maria Pontin Darsie

    Thiélide Veronica da Silva Pavanelli Troian
    442-449
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9647

Expediente

  • Expediente e Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9648

Apresentação

  • Universidade e escola como espaços de diálogo e ações colaborativas de aprendizagem

    Andreia Dalcin
    09-12
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9674

Introdução

  • Introdução

    Cristinne Leus Tomé, Maria Aparecida Taveira Bispo, Poliana de Oliveira da Silva, Simone Bezerra da Motta, Thiélide Veronica da Silva Pavanelli Troian
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9696

Seção Artigos

  • Políticas públicas de inclusão escolar para alunos com Síndrome de Down na rede regular de ensino

    Adriana Machado
    21-31
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9665
  • Desafios e perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita

    Alexsandro da Silva Gomes
    32-42
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9668
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: as dificuldades de aprendizagens

    Aparecida Ramos de Oliveira Silva
    43-51
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9664
  • O perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, no ano de 2014

    Cezar Augusto da Silva Flores
    52-61
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9643
  • A dança como prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental

    Éderson Ribeiro Leite
    73-81
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9655
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos

    Danielle Cristina Lima Carradore
    62-72
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9669
  • A problemática do analfabetismo na indústria madeireira INCOBEMA - Indústria e Comércio de Madeiras LTDA de Sinop, Mato Grosso

    Fátima Aparecida de Matos Barboza
    92-101
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9654
  • A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso

    Elaine Rodrigues de Brito
    82-91
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9667
  • Merenda escolar: os hábitos alimentares dos alunos do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles

    Fernanda Batista Capelatti
    113-122
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9645
  • Expressão corporal: a dança e o teatro como estratégias na construção do saber

    Fernanda Aparecida Volpato
    102-112
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9640
  • Educação para o trânsito: um estudo desenvolvido na Escola Municipal Sadao Watanabe

    Gislaine Fardin da Conceição
    133-141
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9670
  • Brincando e aprendendo na educação infantil

    Gisele Fernandes de Novais
    123-132
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9644
  • O conceito de sustentabilidade em uma escola pública municipal da educação infantil de Sinop-Mato Grosso

    Lienai Aparecida Campos Pereira Busatto
    152-159
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9672
  • Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem

    Jéssica Simone Galdino Schaefer
    142-151
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9638
  • Música na escola: contribuição no desenvolvimento da memória e imaginação da criança

    Maria Luzeti Coelho de Carvalho
    170-179
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9637
  • A importância da participação da família no ensino e aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

    Maria Aparecida Taveira Bispo
    160-169
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9642
  • A merenda escolar: os caminhos do campo até a mesa

    Micheli Henkes
    180-189
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9692
  • Educação de Jovens e Adultos: a necessidade de retornar à escola

    Neuza Quitéria de Andrade
    190-199
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9639
  • Atuação dos pedagogos em universos não escolares

    Quiteria Luiz da Silva Bogorny
    200-208
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9673
  • Encantos do teatro na educação infantil

    Rosângela Maria Viana de Souza
    209-217
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9635
  • Avaliação na educação infantil: um processo de ação e reflexão

    Simone Bezerra da Motta
    231-240
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9666
  • Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso

    Sandra Henrique Dias
    218-230
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9671
  • O jogo como estratégia pedagógica nas aulas de matemática no ensino fundamental

    Talita Nast Oliveira
    250-257
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9646
  • A prática de leitura na educação infantil como incentivo na formação de futuros leitores

    Suzana Machado Rodrigues
    241-249
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9653
  • A música como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem

    Viviane Terezinha Galdino
    258-267
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9636

Seção Resumos

  • A base sócio-histórica na construção do protagonista em As Aventuras de Tom Sawyer

    Ângela Tavares Nates Moreira
    268-269
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9572
  • Modelagem matemática da decomposição da serapilheira em um estado transiente de reflorestamento

    Arlete Cherobini
    270-271
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9514
  • Crenças sobre o processo de aprendizagem de língua inglesa presentes em narrativas de docentes

    Graciene Verdécio de Gusmão
    274-275
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9641
  • Escola e cotidiano: um estudo das percepções matemáticas da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe

    Evanilson Tavares de França
    272-273
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9660
  • A invisibilidade do negro nos produtos culturais e a formação de um imaginário social racista

    Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana
    276-277
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9663
  • La imagen radiográfica, una herramienta compleja de interpretar

    Patricia Alejandra Bertone
    278-279
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9598
  • Espaços de formação continuada de professores em escolas pequenas e isoladas: uma lacuna a ser preenchida

    Simone Gobi Marcolan
    280-281
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9629

Seção Livre

  • O Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo UNEMAT

    Juliana Silva Andrade, Maria Elizabete Rambo Kochhann
    282-300
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9601
  • Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis

    Kelly Bomfim Alves de Oliveira, Adelmo Carvalho da Silva
    311-327
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9619
  • Uso de maquetes no ensino de física: uma experiência metodológica eficiente na construção de aprendizagens significativas

    Kaenara Gomes Munhoz, Berenice Soares Bueno
    301-310
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9624
  • A evasão sob o olhar dos professores e alunos do curso de licenciatura em matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em 2011/2

    Luciana Mafalda Elias de Assis, Amilto Francisco de Melo
    347-363
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9591
  • Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares

    Liliane Carvalho Bica, Elena Maria Billig Mello
    328-346
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9593
  • O uso de videoaulas no ensino de matemática: um estudo de caso

    Luciana Mafalda Elias de Assis, Fernanda Francieli da Conceição
    364-374
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9590
  • Geometria e os temas transversais: uma análise didática

    Márcia de Magalhães Santos, Gilvane Alves de Oliveira
    375-384
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9615
  • Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes

    Míriam Martinez Guerra
    385-400
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9582
  • Sentidos de uma professora de educação infantil atribuídos às atividades matemáticas a partir de um curso de especialização em docência na educação infantil

    Rute Cristina Domingos da Palma, Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez
    401-415
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9604
  • O ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva dos professores

    Samara Torres de Oliveira, Loriége Pessoa Bitencourt
    416-431
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9603
  • Articulação universidade e escola: relações importantes para a formação inicial do professor de matemática

    Tânia Stella Bassoi, Arleni Elise Sella Langer
    432-441
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9607