A UNIVERSIDADE DE SINOP SOB A ÓTICA DAS TRANSFORMAÇÕES PELA PANDEMIA:

o caso da UNEMAT/Câmpus de Sinop

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Educação Superior, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de tecer um diagnóstico das alterações no curso das atividades no campus de Sinop, impostas pela COVID-19. A metodologia qualitativa foi utilizada juntamente com a pesquisa documental nos anuários da Universidade e demais documentos que regulamentam as ações que foram implementadas. Foi feita uma análise diagnóstica sobre a oferta de educação no período de 2019 a 2021, a distribuição de auxílios estudantis e a adesão dos estudantes aos estudos nos períodos pré e pós pandemia. Através do estudo foi possível concluir que a pandemia afetou significativamente a universidade, pelo aumento da evasão, a diminuição do número de graduados, como também a elaboração de novas propostas didático-pedagógicas pela universidade para responder à situação pandêmica atípica enfrentada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Saionara Marquetto, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2023/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. Porto Alegre: Artmed. 2007.

SOUZA N J. A universidade ornitorrinco: da subversão incipiente à submissão consistente. 2014. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.

OLIVEIRA T, et al. O letramento digital em tempos de pandemia: proposta de atividades. 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA107_ID344_27102021185659.pdf. Acesso em: 8 nov. 2023.

PAIVA, V. L. M. O. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: Revista de Cultura. Recife, v. 37, n. 1/2, p. 58-70, dez. 2020. ISSN Edição Digital: 2675-7354.

RIEDER, Arno. A interiorização da educação superior no Brasil: caso de Mato Grosso. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 4, n. 3, p. 228-247, 2011.

SIEBIGER, R. H., POTT, F. P., SANTOS ,E. Um relato em três atos: Unemat, IFMS e Escola Estadual Pissinati. Histórias e Memórias de Docentes e Discentes em Tempos de Pandemia. Curitiba: Editora CRV, 2021.

SILVA R L, OLIVEIRA G F. A universalização do acesso à internet como novo direito fundamental: das políticas de inclusão à educação digital. São Paulo: 2013. Disponível em: http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=2b31595206d7115e. Acesso em: 08 nov. 2023.

SOUSA, A S Q, REZENDE, G. S. (2023). Fatores preditivos à evasão segundo os discentes ingressantes 2021.1 do curso de pedagogia a distância na Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eventos Pedagógicos, 14(1), 39–53. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10763.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Revista Sociologias. Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 nov. 2023.

UNEMAT. Conselho Universitário. RESOLUÇÃO Nº 019/2013: Cria o Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado de Mato Grosso. Unemat: Cáceres, 2013.

UNEMAT. Conselho Universitário. RESOLUÇÃO Nº 012/2021. Reestrutura o Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), e Cria o Auxílio Inclusão Digital. Unemat: Cáceres, 2021.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

Marquetto, S. (2023). A UNIVERSIDADE DE SINOP SOB A ÓTICA DAS TRANSFORMAÇÕES PELA PANDEMIA:: o caso da UNEMAT/Câmpus de Sinop. Eventos Pedagógicos, 14(3), 579-588. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11981