DO SER DOCENTE AO ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11174

Palavras-chave:

Educação, Educação Superior, Ensino-pesquisa-extensão, Professores, Alunos

Resumo

O tema principal deste artigo é ensino, pesquisa e extensão, e tem por objetivo discutir sobre as características que envolvem o fazer docente na universidade, considerando brevemente os aspectos históricos. A justificativa do estudo em questão refere-se a elucidar essa indissociabilidade. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários aos professores/as e alunos/as da universidade e revisão bibliográfica de autores e autoras, tais como: Jane Soares de Almeida (1996) e Ricardo Rossato (2007). Conclui-se que a docência no Ensino Superior é um desafio diário no qual abrange a formação de novos pesquisadores, a construção do conhecimento coletivo e as dimensões política, social e econômica.

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Biografia do Autor

Ana Gabrieli Godinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2021), Professora de Educação Infantil na rede Municipal de Ensino de Flor da Serra do Sul - PR, integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (GESTE/Unioeste). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Camilla Mariano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2021), Professora na Educação Infantil na rede pública de ensino do munícipio de Pato Branco – PR, integrante do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná (HISTEDOPR). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Godinho, A. G., & Mariano, C. (2023). DO SER DOCENTE AO ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Eventos Pedagógicos, 14(3), 603–622. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11174