POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:
uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11500Palavras-chave:
Formação de professores, Programa de Residência Pedagógica (PRP), Políticas públicasResumo
Este artigo analisa a efetividade das políticas públicas na formação inicial de professores, em especial o Programa Residência Pedagógica (PRP). O estudo foi realizado no contexto de observação-participante e vincula-se ao curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo realizado de novembro de 2022 a agosto de 2023. Os procedimentos metodológicos adotados foram, pesquisa bibliográfica, análise documental e abordagem mista qualitativa. Os resultados mostraram que, apesar de eventuais alterações e atualizações no programa, a implementação e seus objetivos têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino na escola alvo e rentabilizado um impacto significativo no desempenho acadêmico dos graduandos/bolsistas envolvidos.
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