POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:

uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11500

Palavras-chave:

Formação de professores, Programa de Residência Pedagógica (PRP), Políticas públicas

Resumo

Este artigo analisa a efetividade das políticas públicas na formação inicial de professores, em especial o Programa Residência Pedagógica (PRP). O estudo foi realizado no contexto de observação-participante e vincula-se ao curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo realizado de novembro de 2022 a agosto de 2023. Os procedimentos metodológicos adotados foram, pesquisa bibliográfica, análise documental e abordagem mista qualitativa. Os resultados mostraram que, apesar de eventuais alterações e atualizações no programa, a implementação e seus objetivos têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino na escola alvo e rentabilizado um impacto significativo no desempenho acadêmico dos graduandos/bolsistas envolvidos.

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Biografia do Autor

Dieison William Antunes dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante do Programa Residência pedagógica, Porto Alegre, RS, Brasil.

Ivan Pereira Quintana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, extensionista e integrante do Programa Residência pedagógica, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Santos, D. W. A. dos, & Quintana, I. P. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica. Eventos Pedagógicos, 14(3), 676–687. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11500