v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos

					Visualizar v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos

Seção Apresentação: pela professora Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru - SP;

Introdução: Ângela do Céu Ubaiara Brito, Bruna Fiori, Cristinne Leus Tomé e Rosangela da Costa Morais;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Documentação Pedagógica: experiências com projetos";

Seção Entrevista: com a professora Tizuko Morchida Kishimoto, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

Organizadoras: Angela do Céu Ubaiara Brito e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 05 de junho de 2018.

Publicado: 05-06-2018

Entrevista

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10092

Apresentação

  • A documentação pedagógica na educação infantil: registro, reflexão e acompanhamento da criança

    Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
    10-22
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10042

Introdução

  • Introdução

    Ângela do Céu Ubaiara Brito, Bruna Fiori, Cristinne Leus Tomé, Rosangela da Costa Morais
    23-31
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10083

Seção Artigos

  • Exemplos de bullying entre alunos em uma escola municipal

    Beatriz Ferreira Moreira
    32-45
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10051
  • A inclusão de alunos com deficiência auditiva: ações pedagógicas de professores

    Bruna Fiori
    46-63
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10063
  • A formação do pedagogo na Universidade do Estado de Mato Grosso Câmpus de Sinop para atuar em espaços não-escolares

    Danilla Rodrigues de Lima
    64-79
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10067
  • A importância do programa PROERD em escolas públicas de Sinop Mato Grosso a partir do olhar dos professores

    Eliana Francisca de Oliveira
    80-96
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10077
  • O planejamento na ação pedagógica na educação infantil

    Elizama de Souza Leal Battistella
    97-111
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10046
  • Competências do educador segundo Philippe Perrenoud

    Francisca Gisele Silva dos Santos
    112-126
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10078
  • Educação de Jovens e Adultos: experiências de vida

    Giane Vitória de Freitas
    127-141
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10055
  • Afetividade na educação infantil

    Inês Vitter
    142-157
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10074
  • Processo de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita

    Jailma Torres Teixeira da Silva
    158-171
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10058
  • As estratégias metodológicas para alfabetizar alunos com dificuldades de aprendizagem

    Jaine Meira Ramos
    172-186
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10061
  • A importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem da criança

    Janaina Ferreira Franco
    187-197
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10056
  • As vivências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação dos docentes: relatos de experiências

    Janete Fátima Borges dos Santos
    198-216
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10049
  • Interações e brincadeiras na educação infantil

    Jossivania Costa da Silva
    217-231
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10079
  • Sinop, sua evolução histórica e educacional, a partir de suas três primeiras escolas estaduais

    Ledir Feyh Steffen
    232-248
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10070
  • Aprendizagem dos deficientes auditivos na escola

    Luzicléia Souza Fonseca Ribas
    249-262
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10053
  • Reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos

    Maria Ideni Tolfo
    263-272
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10050
  • Estágio curricular na licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso de Sinop

    Marlete Sabino
    273-283
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10065
  • Relações raciais na educação infantil: estudo sobre as práticas pedagógicas

    Milton Bispo de Souza
    284-301
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10060
  • Experiências e conflitos na sala de reforço

    Nelda Cristina Marques Teixeira
    302-318
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10059
  • Brinquedos, brincadeiras e jogos como expressão da ludicidade na educação infantil

    Polyana Rabelo de Queiroz Gonçalves
    319-334
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10068
  • O prazer em ensinar na docência

    Rosangela da Costa Morais
    335-355
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10080
  • As relações afetivas produzidas nos anos iniciais do ensino fundamental

    Rosinei Germano Nunes
    356-368
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10075
  • Jogos e brincadeiras como ferramentas de aprendizagem no ensino fundamental

    Rozangela Sueli de Souza Ramos
    369-384
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10064
  • As contribuições dos bolsistas para as escolas onde o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência atua

    Silvio Gomes de França
    385-397
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10047
  • Educação ambiental escolar

    Sonia Pereira da Silva
    398-411
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10057
  • A educação e a criança autista

    Sueli Regina Ramos
    412-424
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.9937
  • Ações pedagógicas entre professor e família na educação infantil

    Thais Vitória de Araújo Volman
    425-439
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10054

Seção Resumos

  • Programa de prevencion del acoso escolar

    Solange Jaquelina Llarena Nuñez
    440-441
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10028

Seção Livre