Avaliação e ludicidade: alternativa para práticas avaliativas emancipatórias no segundo segmento do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10033Resumo
É objetivo precípuo deste trabalho investigar as contribuições do trabalho com o lúdico para o desenvolvimento de práticas avaliativas emancipatórias dos professores que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a seguinte questão norteadora: quais as contribuições do trabalho com a ludicidade no desenvolvimento de práticas avaliativas emancipatórias dos docentes que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental? Baseado na experiência do curso de extensão intitulado “É brincando que se avalia”, o artigo se propõe, de forma secundária, a analisar a relação existente entre ludicidade, avaliação bem como a possibilidade de mudanças nas práticas avaliativas dos docentes que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental do Estado do Amapá a fim de que ocorra de fato uma aprendizagem discente satisfatória. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação, uma vez que ocorrem intervenções na realidade, além de pesquisa bibliográfica. Ao final, constataram-se várias contribuições do trabalho tais como o auxílio que a ludicidade proporciona no desenvolvimento de práticas avaliativas emancipatórias, uma vez que ajudam nas experiências baseadas na coleta de dados para decisões futuras com relação a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: educação; avaliação da aprendizagem; ludicidade; jogos.
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