Avaliação e ludicidade: alternativa para práticas avaliativas emancipatórias no segundo segmento do ensino fundamental

Autores

  • Antonia Fladiana Nascimento dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10033

Resumo

É objetivo precípuo deste trabalho investigar as contribuições do trabalho com o lúdico para o desenvolvimento de práticas avaliativas emancipatórias dos professores que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a seguinte questão norteadora: quais as contribuições do trabalho com a ludicidade no desenvolvimento de práticas avaliativas emancipatórias dos docentes que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental? Baseado na experiência do curso de extensão intitulado “É brincando que se avalia”, o artigo se propõe, de forma secundária, a analisar a relação existente entre ludicidade, avaliação bem como a possibilidade de mudanças nas práticas avaliativas dos docentes que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental do Estado do Amapá a fim de que ocorra de fato uma aprendizagem discente satisfatória. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação, uma vez que ocorrem intervenções na realidade, além de pesquisa bibliográfica. Ao final, constataram-se várias contribuições do trabalho tais como o auxílio que a ludicidade proporciona no desenvolvimento de práticas avaliativas emancipatórias, uma vez que ajudam nas experiências baseadas na coleta de dados para decisões futuras com relação a aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: educação; avaliação da aprendizagem; ludicidade; jogos.

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Biografia do Autor

Antonia Fladiana Nascimento dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

Pedagoga com experiência na Educação Básica como Professora nos níveis Fundamental I e II e Ensino Médio. Atualmente Professora Especialista da Universidade do Estado do Amapá

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Santos, A. F. N. dos. (2018). Avaliação e ludicidade: alternativa para práticas avaliativas emancipatórias no segundo segmento do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 9(1), 442–465. https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10033