Brinquedos, brincadeiras e jogos como expressão da ludicidade na educação infantil

Autores

  • Polyana Rabelo de Queiroz Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10068

Resumo

Este artigo visa compreender o fator preponderante das brincadeiras, brinquedos e jogos no processo de desenvolvimento da criança, em uma escola Municipal de Educação Infantil de Sinop, Mato Grosso. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de entrevistas realizadas com professores, coordenadora pedagógica e a observação das crianças no âmbito das brincadeiras. Buscou-se analisar como ocorrem as práticas pedagógicas docentes junto com as crianças. Como aporte teórico embasou-se nos autores Tizuko Morchida Kishimoto e José Luiz Straub. Os resultados apontam que a ludicidade do brincar favorece e auxilia nos aspectos motores, físicos e intelectuais da criança.

Palavras-chave: educação infantil; brincadeiras; jogos; Tizuko Morchida Kishimoto.

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Brinquedos, brincadeiras e jogos como expressão da ludicidade na educação infantil. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 319–334, 2018. DOI: 10.30681/reps.v9i1.10068. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10068. Acesso em: 25 dez. 2025.