Brinquedos, brincadeiras e jogos como expressão da ludicidade na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10068Resumo
Este artigo visa compreender o fator preponderante das brincadeiras, brinquedos e jogos no processo de desenvolvimento da criança, em uma escola Municipal de Educação Infantil de Sinop, Mato Grosso. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de entrevistas realizadas com professores, coordenadora pedagógica e a observação das crianças no âmbito das brincadeiras. Buscou-se analisar como ocorrem as práticas pedagógicas docentes junto com as crianças. Como aporte teórico embasou-se nos autores Tizuko Morchida Kishimoto e José Luiz Straub. Os resultados apontam que a ludicidade do brincar favorece e auxilia nos aspectos motores, físicos e intelectuais da criança.
Palavras-chave: educação infantil; brincadeiras; jogos; Tizuko Morchida Kishimoto.
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