Vivências em uma escola ribeirinha amazônica amapaense

Autores

  • Raimunda Kelly Silva Gomes Universidade do estado do Amapá
  • Luiza Nakayama Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.9993

Resumo

Este artigo objetivou analisar ações socioambientais atrelada ao ambiente formal e não formal de educação, considerando a diversidade sociocultural da comunidade do Anauerapucu. A metodologia fundamentou-se em um estudo de caso, entrevistas, observação direta e ações socioeducativas. Os resultados apontam que as ações socioeducativas são fundamentais para compreender o fazer educativo para além da sala de aula. Logo, a educação ambiental deve enfatizar o diálogo dos saberes e a valorização da cultura, focando em alternativas sustentáveis que considere a vida do caboclo Amazônida, proporcionando uma educação ambiental holística, e o desenvolvimento de um currículo pautado na realidade do processo educativo.

Palavras-chave: educação ambiental; práticas educativas; Amazônia.

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Biografia do Autor

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do estado do Amapá

doutora em educação pela universidade Federal do Pará, Professora adjunta da Universidade Estadual do Amapá, Lider do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE)

Luiza Nakayama, Universidade Federal do Pará

Doutora em genetica e biologia molecular, pela Universidade Federal do Pará. Professora titular da Universidade Federal do Pará. coordenadora da sala verde espaço interativo socioambiental Paulo Freire

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Gomes, R. K. S., & Nakayama, L. (2018). Vivências em uma escola ribeirinha amazônica amapaense. Eventos Pedagógicos, 9(1), 556–569. https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.9993