Vivências em uma escola ribeirinha amazônica amapaense

Autores

  • Raimunda Kelly Silva Gomes Universidade do estado do Amapá
  • Luiza Nakayama Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.9993

Resumo

Este artigo objetivou analisar ações socioambientais atrelada ao ambiente formal e não formal de educação, considerando a diversidade sociocultural da comunidade do Anauerapucu. A metodologia fundamentou-se em um estudo de caso, entrevistas, observação direta e ações socioeducativas. Os resultados apontam que as ações socioeducativas são fundamentais para compreender o fazer educativo para além da sala de aula. Logo, a educação ambiental deve enfatizar o diálogo dos saberes e a valorização da cultura, focando em alternativas sustentáveis que considere a vida do caboclo Amazônida, proporcionando uma educação ambiental holística, e o desenvolvimento de um currículo pautado na realidade do processo educativo.

Palavras-chave: educação ambiental; práticas educativas; Amazônia.

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Biografia do Autor

  • Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do estado do Amapá
    doutora em educação pela universidade Federal do Pará, Professora adjunta da Universidade Estadual do Amapá, Lider do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE)
  • Luiza Nakayama, Universidade Federal do Pará
    Doutora em genetica e biologia molecular, pela Universidade Federal do Pará. Professora titular da Universidade Federal do Pará. coordenadora da sala verde espaço interativo socioambiental Paulo Freire

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Vivências em uma escola ribeirinha amazônica amapaense. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(1), 556-569. https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.9993