Processo de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita

Autores

  • Jailma Torres Teixeira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10058

Resumo

Neste artigo trazemos os fatores que influenciam o processo de aprendizagem na aquisição na leitura e escrita dos alunos do quarto ano do ensino fundamental, a partir de pesquisa desenvolvida em uma Escola Municipal de Educação Básica em Sinop, Mato Grosso. Foram realizadas observações de cunho qualitativo e aplicado um questionárioa professora da turma com perguntas abertas e fechadas. Como fundamentação teórica, recorreu-se aos autores Luiz Carlos Cagliari, Gislene Campo de Oliveira, Maria Tereza Coelho, Ruth Caribe da Rocha Drouet. Os resultados revelam que a escola, as professoras pesquisadas e a família desempenham um papel determinante para o processo de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: ensino fundamental; aprendizagem; aluno; leitura; escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-06-2018

Como Citar

Processo de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 158–171, 2018. DOI: 10.30681/reps.v9i1.10058. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10058. Acesso em: 25 dez. 2025.