Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid

Autores

  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10030

Resumo

Este estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente.

Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência.

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Biografia do Autor

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Investiga a relação pesquisa-reflexividade como promotora de mudanças na prática profissional docente. Integra o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto número 20667, intitulado "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID" (CAPES/MEC). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas-GEPAS, na Universidade Estadual do Ceará-UVA.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Menezes, E. A. de O., & Nóbrega-Therrien, S. M. (2018). Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Eventos Pedagógicos, 9(1), 466–482. https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10030