Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10030Resumo
Este estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente.
Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_0 3/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 out. 2017.
BRASIL. CÂMARA LEGISLATIVA. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de jun. 2010. Seção 1, p. 4.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11273.htm>. Acesso em: 07 fev. 2015.
__________. Edital MEC/CAPES/FNDE nº 02/2009. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2009. Disponível em: <https://www.capes .gov.br/images/sto ries/download/bolsas/Edital02_PIBID2009.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2016.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Manual de Concessão de Bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: Pibid. 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/422014-Manual-CBP.pdf> . Acesso em: 20 mar.2016.
__________. Relatório de Gestão 2009‐2014. Disponível em:. Acesso em: 10 dez. 2015.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. UECE. A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Detalhamento do PROJETO INSTITUCIONAL. 2009.
__________. A vida docente na escola II: aprender e ensinar pela pesquisa. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Detalhamento do projeto institucional (ampliação). 2011.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M. et al. Pesquisa como princípio educativo na docência universitária: território de ensino e aprendizagem. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 16-30, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3391/1440>. Acesso em: 05 nov. 2017.
NÓVOA, A. Professores, imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009a.
__________. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, Madrid, n. 350, p. 203-218, set./dez. 2009b. Disponível em: < http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2015.
SILVA TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Tradução Maria da Penha Villalobos. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEVE, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. P. 103-117.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e de desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.