Competências do educador segundo Philippe Perrenoud

Autores

  • Francisca Gisele Silva dos Santos Universidade do Estado do Mato Grosso _ UNEMAT Faculdade de Educação Linguagem _ FAEL

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10078

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se há relação entre teoria e prática nas atividades pedagógicas desenvolvidas por professoras que atuam na pré-escola. Tem como principal embasamento teórico o autor Philippe Perrenoud que aborda as competências necessárias a um bom educador. A pesquisa foi qualitativa por meio de questionário estruturadoe observações das práticas desenvolvidaspor quatro professoras de duas instituições de educação infantil que atuam na pré-escola. Concluiu-se que a prática docente exige o perfil de um profissional qualificado e preparado, através de uma formação eficiente que prepare o profissional para exercer sua profissão com responsabilidade e compromisso com as crianças.

Palavras-chave: educação; educador; competências; pré-escola; crianças; Philippe Perrenoud.

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Biografia do Autor

  • Francisca Gisele Silva dos Santos, Universidade do Estado do Mato Grosso _ UNEMAT Faculdade de Educação Linguagem _ FAEL



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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Competências do educador segundo Philippe Perrenoud. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 112–126, 2018. DOI: 10.30681/reps.v9i1.10078. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10078. Acesso em: 25 dez. 2025.