O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará

Autores

  • Raphael Carmesin Gomes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.9992

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um Projeto de Extensão, em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, que tem o intuito de aplicar as técnicas do Teatro do Oprimido em uma escola municipal na periferia de Belém. Discute o Teatro do Oprimido como síntese dialética entre o teatro burguês e o teatro brechtiano. Após, aborda a Extensão Universitária na perspectiva de Paulo Freire. Conclui com a ideia de que o Teatro do Oprimido, dando voz aos oprimidos, promove a construção de uma Extensão Universitária popular, crítica e dialógica.

Palavras-chave: extensão universitária; Teatro do Oprimido; cidadania.

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Biografia do Autor

Raphael Carmesin Gomes, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Pará (2016). Membro do GEPEIF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Ética e Educação, ambos vinculados ao Instituto de Ciência da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Gomes, R. C. (2018). O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará. Eventos Pedagógicos, 9(1), 570–587. https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.9992