Relações raciais na educação infantil: estudo sobre as práticas pedagógicas

Autores

  • Milton Bispo de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i1.10060

Resumo

O interesse da pesquisa surgiu a partir do intuito em verificar as práticas pedagógicas existentes no ambiente escolar principalmente na pré-escola, com relação as discussões acerca da Lei 10.639/03 e suas aplicabilidades no ambiente escolar. Considerou-se nesta investigação a trajetória de escolarização, a cultura e traços fenotípicos da criança negra na educação infantil. A pesquisa foi qualitativa-investigativa.Conclui-se que a escola trabalha muito pouco esse tema, não cumprindo o que determina a lei 10.639. As professoras reconhecem a importância de se trabalhar, mas as atividades realizadas envolvendo o tema ficam restritas a semana da consciência negra.

Palavras-chave: educação infantil; Lei 10.639/03; práticas pedagógicas.

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

Relações raciais na educação infantil: estudo sobre as práticas pedagógicas. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 284–301, 2018. DOI: 10.30681/reps.v9i1.10060. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10060. Acesso em: 25 dez. 2025.