v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino

					Visualizar v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino

Organizado por Egeslaine de Nez (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Vanessa Gabrielle Woicolesco (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA), este dossiê temático tem como objetivo divulgar pesquisas, reflexões e debates influenciados pela trajetória profissional e intelectual da Prof.ª Marília Morosini, que nesse ano de 2023, completa 50 anos dedicados ao exercício da docência. A temática escolhida sugere que, em momentos de Internacionalização da Educação Superior, nada mais adequado do que promover reflexões profundas e de excelência acadêmica, com vistas à socialização do conhecimento produzido nos grupos de estudos e pesquisas brasileiros e internacionais. Nesse sentido, os artigos foram desenvolvidos por ex-orientandos e parceiros que compuseram a rede profissional da investigadora, trazendo experiências vivenciadas por estes em sua trajetória.

Expediente e apresentação da edição: Ralf Hermes Siebiger, Egeslaine de Nez e Vanessa Gabrielle Woicolesco.

Ensaio: Egeslaine de Nez.

Artigos: Desenvolvidos por ex-orientandos e parceiros que compuseram a rede profissional da investigadora homenageada, trazendo experiências vivenciadas por estes em sua trajetória;

Resenha: produções da comunidade em forma de resenhas.

Entrevista: com o professor Manuir José Mentges, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre - RS.

Editoras associadas: Egeslaine de Nez, Vanessa Gabrielle Woicolesco.

Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger.

Data de publicação: 30 de maio de 2023.

Publicado: 30-05-2023

EDIÇÃO COMPLETA

  • REP's - v. 14, n. 1, jan./maio 2023 - edição completa, com capa

    Revista Eventos Pedagógicos
    1-231
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.11450

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição

    Ralf Hermes Siebiger, Egeslaine de Nez, Vanessa Gabrielle Woicolesco
    2-16
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.11208

Ensaio

  • A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino

    Egeslaine de Nez
    17-25
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.11216

Tema em Pauta

  • A universidade e suas interfaces com os diferentes níveis e modalidades de ensino: contribuições e influências do estado do conhecimento

    Adelmo Germano Etges, Gabriele Castro Cassani, Alexandre Anselmo Guilherme
    26-38
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10501
  • Fatores preditivos à evasão segundo os discentes ingressantes 2021.1 do curso de pedagogia a distância na Universidade Aberta do brasil/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Gillevelenewe Sousa Rezende
    39-53
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10763
  • A pesquisa-ação como agente transformador na área da educação

    Carla Camargo Cassol da Silva, Manuir José Mentges
    54-69
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10764
  • Internacionalização na educação básica: um estado do conhecimento

    Vanessa Gabrielle Woicolesco, David Jorge Rodrigues Hatsek, Gabriela Paim Rosso
    70-90
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10998
  • Docências e contextos emergentes: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas

    Doris Pires Vargas Bolzan, Lisiane Pappis, Andiara Dewes
    91-110
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10505
  • Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira: o início de uma trajetória conceitual

    Fabiane Aparecida Santos Clemente
    111-123
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10765
  • Evasão e permanência na educação superior a distância na américa latina

    Felipe Sereno Soso, Adriana Justin Cerveira Kampff, Karen Graziela Weber Machado
    124-143
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.6487
  • Conexões entre a internacionalização do currículo e a educação para a cidadania global

    Jocélia Martins Marcelino, Sirlei de Lourdes Lauxen
    144-155
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10766
  • Horizontes e dilemas da universidade na economia do conhecimento

    José Vieira de Sousa
    156-170
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10500
  • Docência e pesquisa em tessitura: uma inspiração em Marília Morosini

    Maristela Pedrini
    171-187
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10768
  • Extensão universitária em contextos emergentes da educação superior no Brasil e na Argentina

    Simone da Rosa Messina Gomez, Marilene Gabriel Dalla Corte
    188-204
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10770
  • O Prouni no ingresso à universidade: desvantagens iniciais e perspectivas futuras

    Vera Lucia Felicetti, Gilza Carla Temoteo Melo Batista , Fabíola dos Santos Kucybala
    205-221
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10504

Resenhas

  • Como internacionalizar a universidade? movimentos da/na internacionalização da educação superior em perspectiva

    Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
    222-226
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10870

Entrevista

  • Uma trajetória de compromisso consigo, com os outros e com a sociedade

    Manuir José Mentges, Egeslaine de Nez
    227-230
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.11209