v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis

					Visualizar v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis

A 36ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 14, n. 2) apresenta o número regular intitulado “EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO COMPROMISSO MULTIDIMENSIONAL: políticas e práticas possíveis”, a qual tem, como objetivo, divulgar pesquisas, reflexões e debates em que Educação Inclusiva e seus princípios se constituem como tema e objeto central de estudo, contemplando (mas não se limitando) as seguintes perspectivas: Dimensões e alcances da Educação Inclusiva; Educação Inclusiva: princípios, práticas e políticas inclusivas; Estudos sobre práticas inclusivas na Educação Básica e no Ensino Superior; Estudos sobre epistemologias relacionadas à inclusão; Políticas públicas para a Educação Inclusiva; Educação Inclusiva e educação intercultural; Parcerias intersetoriais para a inclusão.

Expediente e apresentação da edição: Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Elisangela Dias Brugnera, Ralf Hermes Siebiger.

Ensaio: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.

Pesquisa pedagógica: Artigos elaborados pelas acadêmicas da 8 fase do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Sinop;

Tema em pauta: Artigos produzidos por pesquisadores que se debruçaram sobre discussões relacionadas à educação inclusiva na perspectiva deste compromisso multidimensional que ela demanda e no qual ela se constitui;

Entrevista: Realizada com Edna Lopes Hardoim, professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Cuiabá - MT.

Editoras associadas: Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Elisangela Dias Brugnera.

Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger.

Data de publicação: 26 de julho de 2023.

Publicado: 26-07-2023

EDIÇÃO COMPLETA

  • REP's - v. 14, n. 2, jun./jul. 2023 - edição completa, com capa

    Revista Eventos Pedagógicos
    231-480
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11463

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição v. 14, n. 2, jun./jul. 2023

    Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Elisângela Dias Brugnera, Ralf Hermes Siebiger
    232-245
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11460

Ensaio

  • Educação inclusiva: fundamentos e experiência em diálogo

    Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
    246-265
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11461

Pesquisa Pedagógica

  • A escolha dos temas/problemas nos trabalhos de conclusão de curso sob a perspectiva dos professores

    Emilly Garcia da Silva
    266-275
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11451
  • Nutrição em ambiente escolar

    Fernanda Zorzan Slovinski
    276-283
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11452
  • Inclusão da criança com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular

    Gabriela Santos Rocha Resende
    284-292
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11453
  • Afetividade na educação infantil: a relação entre professor - aluno como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças

    Isabella Ribeiro Souza
    293-301
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11454
  • A prática de alfabetização na pandemia Covid-19: o que dizem as professoras

    Keslen Mateus Bento de Sousa
    302-309
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11455
  • A importância da leitura e da contação de história no desenvolvimento da criança: estimulando a criatividade

    Marcilene Nascimento Costa
    310-318
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11456
  • Desafios enfrentados pelos docentes em tempos de pandemia: um olhar sobre a precarização do ensino híbrido e remoto

    Michele Talita Ogawa
    319-328
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11457
  • Ação da música na sala de aula no processo ensino-aprendizagem

    Mikaelly da Silveira Santos
    329-337
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11458
  • A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais

    Vanessa Costa Lima Ribeiro Leão
    338-344
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11459

Tema em Pauta

  • Literatura negra produzida em Mato Grosso e a educação literária: caminhos para a representatividade

    Adriana Lins Precioso, Helenice Joviano Roque de Faria
    345-358
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10838
  • Educação inclusiva na formação inicial de professores: revisão sistemática

    Adriane Dall'acqua de Oliveira, Luiz Alberto Pilatti
    359-375
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10673
  • O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos

    Carla Nunes Trevisan, Geison Jader Mello
    376-391
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10836
  • Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva

    Chiara Maria Seidel Luciano Dias
    392-407
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10796
  • Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop: percepção da educação em tempos de pandemia

    Elisangela Dias Brugnera, Maria Angélica DornellesDias
    408-423
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10672
  • Gamificação no ensino fundamental: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes

    Juliana Cristina Schmidt Schons, Sandra Luzia Wrobel Straub
    424-442
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10580
  • Dança como recurso para a participação de alunos com deficiência na rotina escolar

    Patrícia Alzira Proscêncio, Débora Deliberato
    443-460
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10581
  • Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência

    Valmir Dias de Morais, Péricles Baptista Gomes
    461-475
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10678

Entrevista