Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:

percepção da educação em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10672

Palavras-chave:

Inclusão, Tecnologia assistiva, Ensino remoto

Resumo

Apresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico.

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Biografia do Autor

Elisangela Dias Brugnera, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (UFMT, 2018), Mestre em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2013), Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel,1999). Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania – ECTeC da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus de Sinop, professora do Mestrado Profissional em Rede Educação Inclusiva- PROFEI, Campus Unemat-Sinop.

Maria Angélica DornellesDias, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas –(UFPel, 2002). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2001), graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel,1999). É Membro do Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania -ECTeC da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus de Sinop. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT.

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

Brugnera, E. D., & Dias, M. A. D. (2023). Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia. Eventos Pedagógicos, 14(2), 408–423. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10672

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