Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:
percepção da educação em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10672Palavras-chave:
Inclusão, Tecnologia assistiva, Ensino remotoResumo
Apresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico.
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