Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva

Autores

  • Chiara Maria Seidel Luciano Dias Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10796

Palavras-chave:

Educação Básica, Identidade Coletiva, Educação Pública, Educação Especial

Resumo

Este artigo socializa alguns caminhos delineados pela identidade coletiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desta forma, ao considerar os espaços educadores, elabora uma narrativa acerca dos percursos da escolarização deste grupo populacional. Ao evidenciar a mobilização destes sujeitos e suas famílias, entrelaçamos a esta trajetória os marcos da Educação Inclusiva. Com isso, o texto deseja trazer reflexões para o exercício do pensamento inclusivo e assim, promover possibilidades que potencializem o pertencimento e a autonomia de estudantes com TEA nos espaços educadores.

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Biografia do Autor

Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT, 2021). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Científica, Crítica, Rica e Inclusiva (EduCri), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

Dias, C. M. S. L. (2023). Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva. Eventos Pedagógicos, 14(2), 392–407. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10796

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