Afetividade na educação infantil:

a relação entre professor - aluno como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças

Autores

  • Isabella Ribeiro Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11454

Palavras-chave:

Educação infantil, Afetividade, Crianças, Aprendizagem, Bem-estar

Resumo

O artigo refere-se a uma discussão sobre a interferência que a afetividade possibilita na aprendizagem das crianças na educação infantil, abordando ações educacionais que promovam a afetividade no ambiente escolar. Os autores utilizados para suporte e fundamentação teóricas da pesquisa foram Lev Semionovitch Vygotsky, Josivaldo Constantino dos Santos e Cláudio J. P. Saltini. A metodologia originou-se de uma abordagem qualitativa mediante questionários semiestruturados, neles o objeto de pesquisa foram professores atuantes na educação infantil em instituições públicas e privadas. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma abordagem afetiva no cotidiano escolar como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Ribeiro Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. de. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA Marta K.de; DANTAS, Heloysa. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. 15p.

SALTINI, Cláudio J.P. Afetividade e inteligência. Rio de Janeiro: DPA, 1997

SANTOS, Josivaldo C. dos (orgs.). EAD tecnologia pedagogia e formação continuada. Cáceres: Unemat editora, 2011.

WALLON, Henri P.H. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Editorial Veja,1979.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Souza, I. R. (2023). Afetividade na educação infantil:: a relação entre professor - aluno como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças . Eventos Pedagógicos, 14(2), 293–301. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11454