Afetividade na educação infantil:

a relação entre professor - aluno como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças

Autores

  • Isabella Ribeiro Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11454

Palavras-chave:

Educação infantil, Afetividade, Crianças, Aprendizagem, Bem-estar

Resumo

O artigo refere-se a uma discussão sobre a interferência que a afetividade possibilita na aprendizagem das crianças na educação infantil, abordando ações educacionais que promovam a afetividade no ambiente escolar. Os autores utilizados para suporte e fundamentação teóricas da pesquisa foram Lev Semionovitch Vygotsky, Josivaldo Constantino dos Santos e Cláudio J. P. Saltini. A metodologia originou-se de uma abordagem qualitativa mediante questionários semiestruturados, neles o objeto de pesquisa foram professores atuantes na educação infantil em instituições públicas e privadas. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma abordagem afetiva no cotidiano escolar como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças.

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Biografia do Autor

  • Isabella Ribeiro Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

Souza, I. R. (2023). Afetividade na educação infantil:: a relação entre professor - aluno como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças . Eventos Pedagógicos, 14(2), 293-301. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11454