Ação da música na sala de aula no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Mikaelly da Silveira Santos Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11458

Palavras-chave:

Música, Interação, Socialização, Educação infantil, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo tem a finalidade de discutir o uso da música no processo de interação e socialização das crianças na educação infantil, analisando e descrevendo como os professores trabalham a música na sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado foi baseado nos autores Zabalza (1998), Brito (2003) e Kramer (1984). Na metodologia, foram realizadas observações na Escola Municipal de Sinop-MT, e uma entrevista com uma professora. Conclui-se que a música é uma ferramenta pedagógica que faz parte da educação infantil, fazendo com que seu uso seja indispensável, uma vez que pode ser usada como influência no processo de interação e socialização das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikaelly da Silveira Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Sinop (UNEMAT, 2022).

Referências

AMARAL, Kleide Ferreira do. Pesquisa em Música e Educação. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

GOULART, Diana. Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály: Semelhanças, Diferenças, Especificidades. Rio de Janeiro, 2000. 22 f. Trabalho de Pós-Graduação (Disciplina Movimentos Pedagógicos I) – Curso de Pós-Graduação em Educação Musical, Conservatório Brasileiro de Música. Disponível em: <https://www.meloteca.com/wp-content/uploads/2019/03/dalcroze-orff-susuki-kodaly.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

KRAMER, Sônia. A Política do Pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. 2ª ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

SABRA. Associação Artística brasileira. Educação Musical e Musicalização. Disponível em: <https://www.sabra.org.br/site/qual-a-diferenca-entre-educacao-musical-e-musicalizacao/>. Acesso em: 18 out. 2022.

ZABALZA, Miguel. A qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Santos, M. da S. (2023). Ação da música na sala de aula no processo ensino-aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 14(2), 329–337. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11458