Ação da música na sala de aula no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Mikaelly da Silveira Santos Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11458

Palavras-chave:

Música, Interação, Socialização, Educação infantil, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo tem a finalidade de discutir o uso da música no processo de interação e socialização das crianças na educação infantil, analisando e descrevendo como os professores trabalham a música na sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado foi baseado nos autores Zabalza (1998), Brito (2003) e Kramer (1984). Na metodologia, foram realizadas observações na Escola Municipal de Sinop-MT, e uma entrevista com uma professora. Conclui-se que a música é uma ferramenta pedagógica que faz parte da educação infantil, fazendo com que seu uso seja indispensável, uma vez que pode ser usada como influência no processo de interação e socialização das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mikaelly da Silveira Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Sinop (UNEMAT, 2022).

Referências

AMARAL, Kleide Ferreira do. Pesquisa em Música e Educação. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

GOULART, Diana. Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály: Semelhanças, Diferenças, Especificidades. Rio de Janeiro, 2000. 22 f. Trabalho de Pós-Graduação (Disciplina Movimentos Pedagógicos I) – Curso de Pós-Graduação em Educação Musical, Conservatório Brasileiro de Música. Disponível em: <https://www.meloteca.com/wp-content/uploads/2019/03/dalcroze-orff-susuki-kodaly.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

KRAMER, Sônia. A Política do Pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. 2ª ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

SABRA. Associação Artística brasileira. Educação Musical e Musicalização. Disponível em: <https://www.sabra.org.br/site/qual-a-diferenca-entre-educacao-musical-e-musicalizacao/>. Acesso em: 18 out. 2022.

ZABALZA, Miguel. A qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Santos, M. da S. (2023). Ação da música na sala de aula no processo ensino-aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 14(2), 329-337. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11458