Ação da música na sala de aula no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11458Palavras-chave:
Música, Interação, Socialização, Educação infantil, Ensino-aprendizagemResumo
Este artigo tem a finalidade de discutir o uso da música no processo de interação e socialização das crianças na educação infantil, analisando e descrevendo como os professores trabalham a música na sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado foi baseado nos autores Zabalza (1998), Brito (2003) e Kramer (1984). Na metodologia, foram realizadas observações na Escola Municipal de Sinop-MT, e uma entrevista com uma professora. Conclui-se que a música é uma ferramenta pedagógica que faz parte da educação infantil, fazendo com que seu uso seja indispensável, uma vez que pode ser usada como influência no processo de interação e socialização das crianças.
Downloads
Referências
AMARAL, Kleide Ferreira do. Pesquisa em Música e Educação. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
GOULART, Diana. Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály: Semelhanças, Diferenças, Especificidades. Rio de Janeiro, 2000. 22 f. Trabalho de Pós-Graduação (Disciplina Movimentos Pedagógicos I) – Curso de Pós-Graduação em Educação Musical, Conservatório Brasileiro de Música. Disponível em: <https://www.meloteca.com/wp-content/uploads/2019/03/dalcroze-orff-susuki-kodaly.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.
KRAMER, Sônia. A Política do Pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. 2ª ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.
SABRA. Associação Artística brasileira. Educação Musical e Musicalização. Disponível em: <https://www.sabra.org.br/site/qual-a-diferenca-entre-educacao-musical-e-musicalizacao/>. Acesso em: 18 out. 2022.
ZABALZA, Miguel. A qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.