Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:

a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10678

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Atendimento educacional especializado, Capacitação de professores

Resumo

Os avanços notórios do acesso dos estudantes com deficiência ao ensino regular, nas últimas décadas, advieram, em tese, pela publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, bem como de diversos outros documentos legais publicados a partir da década de 1980. O presente artigo tem como objetivo verificar a capacitação para o uso da Tecnologia Assistiva (TA) por professores, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para a atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, possibilitando diferentes estratégias de ensino, que resultem em avanços na aquisição do conhecimento pelo público matriculado nesses espaços.

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Biografia do Autor

Valmir Dias de Morais, Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso

Mestre em Educação Inclusiva, pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) – Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT); linha de pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, 2022. Especialista em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Pimenta Bueno – FAP (2013) – e em Psicopedagogia Institucional pela FAP (2010). Graduado em Pedagogia pela FAP (2009), é professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso e atua na Educação Especial há 12 anos. Também, é membro do grupo de pesquisa Educação Científico Tecnológico e Cidadania (ECTeC) desde 2021.

Péricles Baptista Gomes, Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso

Mestre em Educação Inclusiva pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) – Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT); linha de pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, 2022. Possui graduação em Educação Física Bacharelado pela Faculdade de Colíder – FACIDER (2014) – e graduação em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano (2017). É especialista em Treinamento Personalizado pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2016) – e em Educação Física na Escola pela Universidade Pitágoras Unopar (2020). É professor efetivo na Rede Estadual do Mato Grosso, docente e coordenador do Curso de Educação Física Bacharelado da Faculdade de Colíder e membro do grupo de pesquisa Educação Científico Tecnológico e Cidadania (ECTeC) desde 2021.

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

Morais, V. D. de, & Gomes, P. B. (2023). Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência. Eventos Pedagógicos, 14(2), 461–475. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10678