Inclusão no ensino de ciências e biologia:

desafios e estratégias para garantir um ambiente de aprendizagem acolhedor para todos os alunos

Autores

  • Edna Lopes Hardoim Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elisangela Dias Brugnera Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11462

Palavras-chave:

Entrevista, Inclusão, Ensino, Ciências, Biologia

Resumo

Nesta Entrevista, realizada com a Profa. Dra. Edna Lopes Hardoim, professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, intitulada “INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: desafios e estratégias para garantir um ambiente de aprendizagem acolhedor para todos os alunos, a entrevistada apresenta experiências vivenciadas em sua trajetória de professora, pesquisadora e orientadora de dissertações de mestrados e teses de doutorado que buscam articular o campo da educação à Inclusão. A entrevista foi conduzida pela Profa. Dra. Elisângela Dias Brugnera, editora associada desta edição da revista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edna Lopes Hardoim, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pesquisadora Associada no Instituto de Biociências e docente credenciada, permanente, nos cursos de mestrado profissional (Ensino de Ciências Naturais/UFMT e Ensino de Biologia em Rede PROFBio) e doutorado em Rede (Educação em Ciências e Matemática/REAMEC).Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

  • Elisangela Dias Brugnera, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/ Pólo UFMT, 2018), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2014), Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Lider do Grupo de Pesquisa Educação Científico Tecnológico e Cidadania da Universidade do Estado de Mato Grosso (ECTeC/UNEMAT), professora credenciada do mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNEMAT).

Referências

.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

HARDOIM, Edna Lopes; BRUGNERA, Elisangela Dias. Inclusão no ensino de ciências e biologia:: desafios e estratégias para garantir um ambiente de aprendizagem acolhedor para todos os alunos. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 476–480, 2023. DOI: 10.30681/reps.v14i2.11462. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11462. Acesso em: 10 dez. 2025.